Opinião

Sérgio Gurgel apresenta três instalações em Antessala – Aldonso Palácio

Por Daniel Filipe*

Sérgio Gurgel é natural de Acopiara, no interior do Ceará. Mesmo morando em Fortaleza há muitos anos, a cidade do interior nunca deixou de habitar as suas vivências de artista. 

É do convívio com as tias e figuras de sua cidade natal que surge a inspiração para seus trabalhos, que refletem um olhar para a memória, o envelhecimento e o feminino. Em entrevistas, o artista revela que esteve próximo, desde a sua infância, de mulheres mais velhas. Os objetos antigos de sua casa faziam a sua diversão de criança. O olhar criativo já permeava o menino que se tornaria artista. 

FORTALEZA, CE, BRASIL, 02.12.2020: Artista Visual Sergio Gurgel (Foto: Thais Mesquita)

O fascínio pelas mulheres, que ele elege como divas e heroínas, as faz personagens de sua arte. Isso se potencializa, pois ele tem como tema artístico de pesquisa a aproximação com o universo da velhice. Ao se interessar pelas figuras e objetos que não se encaixam totalmente no tempo presente, Sérgio Gurgel também reflete sobre o tempo e a nossa finitude. 

O artista experimenta suas inquietações a partir de diversas linguagens. Como um explorador de gavetas, ele ressignifica e cria também a partir dos mais diferentes objetos antigos: espelhos, mobílias, frascos de vidro. A memória que cabe em cada um deles se mistura aos traços e intervenções de Sérgio Gurgel, que os transforma em instalações, pinturas de tinta óleo e vídeos.

Todo o olhar de Sérgio Gurgel poderá ser conferido na Exposição Antessala, a primeira exposição individual do artista, que entra em cartaz no Sobrado neste sábado, dia 16/01. 

*Daniel Filipe é analista de cultura do Sobrado Dr. José Lourenço

 

SERVIÇO:

SÉRGIO GURGEL – ANTESSALA

Abertura: sábado, 16 de janeiro de 2021 às 10h

Exposição: 16/01 a 20/02/2020

Local: Sobrado Dr. José Lourenço

Endereço: Rua Major Facundo, 154 – Centro, Fortaleza – CE

Visitação gratuita de terça a sexta-feira (09 às 17h) e aos sábados (09 às 14h)

Curadoria: Carolina Vieira

Coordenação: Aldonso Palácio (Contemporarte)

Apoio institucional: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS