Opinião

Sardegna – Pipo Gurjão

Pane Carasau.

Acabei de voltar dessa ilha maravilhosa! Costa Esmeralda é o apelido das praias nordestinas dessa região italiana de águas lindas e muita sofisticação. É o destino de mar mais chic e exclusivo do país! Porto Cervo esbanja luxo e riqueza, você logo percebe isso ao ver super iates e as mais importantes grifes do mundo compondo a paisagem. Vamos conhecer algumas delícias sardas?

Pane Carasau. Esse pão fininho e crocante tem influência árabe, da época que invadiram a ilha. Feito de sêmola e trigo, foi adotado pelos pastores pelo fato de durar muito.

Culurgiones, lembra uma guioza, só que recheada com queijo pecorino, batata e menta.

Malloreddus, são essas bolinhas de sêmola, geralmente preparadas al sugo com mariscos ou com linguiça, açafrão e queijo pecorino.

Bottarga são ovas de tainha curadas, pode ser fatiada para se comer com pão ou ralada sobre massas. Peça uma taça do delicioso vinho da uva Vermentino.

Porceddu é o porco com ervas assado lentamente no fogo de chão. Comida tradicional dos casamentos e festas familiares dos pastores da Sardenha. Perfeito com um vinho da uva Carignano.

Seadas é basicamente um pastel em formato arredondado, recheado com queijo pecorino e coberto com mel.

Pecorino Sardo e Salsiccia Campidanese são os acompanhamentos perfeitos para a mais grata surpresa que a ilha me apresentou, o vinho da uva Cannonau! Estou completamente apaixonado por esse néctar que chega a 16 graus alcoólicos. Se você nunca provou, cuidado, seu Bordeaux favorito pode perder a posição no ranking. Um brinde à vida e às gostosuras da Sardegna. Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS