Opinião

Sapori della Toscana – Pipo Gurjão

Pinzimonio

Uma das regiões mais ricas e belas da Itália guarda tesouros que vão além da arte e da cultura. Florença, Siena, Pisa, San Gimignano, Montalcino, Luca e Montepulciano são exemplos de cidades a serem visitadas. Na verdade, tudo lá é lindo… os vinhedos de Chianti enchem os olhos de charme. A gastronomia não seria diferente. Simples e rústica, mas excepcionalmente maravilhosa. Vamos conhecer? 

Pinzimonio é um jeito de comer vegetais. Crus e cortados em palitos, são afogados em molhos.

Panzanella é uma salada de pão, tomate, cebola, manjericão e azeite.

Gnudi é um gnocchi de espinafre onde a ricota e o parmesão substituem as batatas. Bem melhor!

Trippa é praticamente a nossa panelada. Experimente com espumante rosé das colinas de Fiesole, onde a uva base é a sangiovese. Bem diferente!

Arista é um lombo suíno temperado com ervas, limão e laranja. Típico de Florença, seu nome vem do grego e quer dizer “Excelente”.

Panforte di Siena. Esse doce do Século XI é feito de amêndoas, avelãs, melão cristalizado e pimenta. Um clássico no natal.

Bistecca fiorentina é o mais icônico dos pratos toscanos. Esse T bone italiano da raça chianina é particularmente macio e saboroso. O boi deve ser abatido entre 10 e 15 meses. Somente um super toscano terá os taninos para contrastar com a gordura marmorizada dessa carne. Se puder, abra um Ornellaia ou um Tignanello e vá ao céu! Um brinde à vida e aos sabores da Toscana! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS