Opinião

San Martino di Castrozza – Pipo Gurjão

Tenho um verdadeiro caso de amor com essa cidade! Perdi as contas de quantas férias natalinas passei nessa encantadora cidade da região de Trentino. Nos meus 15 anos, fiz intercambio na Itália. É nesse paraíso que minha amada famiglia Guidoni aproveita seus momentos de descanso! Com muito esqui, caça a cogumelos, vinhos maravilhosos escolhidos pelo babbo e delícias inexplicáveis preparadas pela mammina!

Dolomiti são as montanhas alpinas que esbanjam esse lindo laranja quando ao sol. Foi no pico da Rosetta, ponto mais alto da cidade, que pedi a mão da minha esposa. Escolhi o lugar ainda estudante ao me deparar com tamanha beleza!

Canederli é a cara da montanha, essa bola levíssima feita de pão, ovo, speck, cebola e parmesão se desmancha na boca, explodindo aromas e sabores em profusão. Teroldego, Marzemino, Lagrein e Schiava Nera são as uvas locais. As enotecas, bares e malgas vendem vinhos na taça. Aproveite e prove todas! Vale a pena!

Sfilacci di cavallo é a proteína mais saborosa em uma salada, a carne é doce e forte, seca, concentra sabor e surpreende quem prova!

Crauti é o acompanhamento tradicional da salsiccia e do stinco di maiale, e nos lembra que ali já foi Áustria. A influência gastronômica e cultural até hoje é imensa… das roupas à disciplina, você percebe que nessa localidade existe uma Itália “diferente”!

Puzzone di Moena, o “fedorentão de Moena”, é outra delícia montanara! Fermentado e Envelhecido em cavernas úmidas, desenvolve um cheiro e sabor inigualáveis! Amooo! Dos cervos, veados e javalis são produzidos salames, do porco vem o meu presunto cru favorito, o Speck. Nos restaurantes das estações de esqui, peça um tagliere di salumi e formaggi.

Finferli são meus cogumelos favoritos! São lindos esses amarelinhos, ou gialletti, como são chamados carinhosamente pelos locais. São muito delicados e aromáticos. Vão bem em tudo! Massas, pizzas e até puros, nesse caso em um risotto di zafferano com burro fuso.

Rumtopf é o melhor! Mirtilo, framboesa, morango, groselha e amora são afogados em rum com 80% de álcool e açúcar, ficam tampados em um vaso por seis meses! Perfeito! Drink e sobremesa ao mesmo tempo!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS