Opinião

Riquezas da caatinga 2 – Pipo Gurjão

Maracujá do mato

São tantos os tesouros do nosso principal bioma que uma coluna só não deu. Uma grande certeza agora mora em meu coração, temos que aprender a valorizar, preservar e revitalizar essa maravilha que a natureza nos presenteou. Nossa gastronomia, jardins, agricultura e indústria farmacêutica precisam de pouco de fora, quase tudo nos foi dado, com uma característica que o mundo ainda vai entender a preciosidade: adaptada a pouca água!

Maracujá do mato é verde por fora, branco por dentro e com um aroma mais gostoso que aquele que compramos no supermercado. Rico em potássio, ferro, fósforo, vitamina C e A. Um copo de suco no jantar vai te trazer um sono bem melhor.

Macaúba é uma benção! Da sua amêndoa se produz um óleo fino comestível, que serve para uso industrial e biodiesel. Sua fruta e seu palmito são comestíveis, suas folhas servem para alimentar o gado e produzir redes e sua madeira para construções rurais.

Janaguba tem um leite (látex) poderoso. Vem sendo usada no Nordeste no combate ao câncer há muito tempo, sem nenhuma comprovação científica. Pasmem, um estudo recente comprovou que na dosagem de 400mg por quilo, apresentou inibição tumoral do sarcoma em 68%.

Murici é lindo na época de sua floração e frutificação. Não é do meu gosto, mas conheço quem ama o suco. Doces, licores, geleias e sorvetes também são produzidos com ele.

Licuri serve para produzir óleo culinário e cosmético. Seu palmito é muito apreciado, das suas palhas fazem vassouras e artesanato e sua polpa e amêndoas podem ser consumidas in natura ou na produção de cocada. É rico em ômega 3, 6 e 9, selênio, cálcio e beta caroteno.

Caju é uma maravilha que dispensa comentários, um alimento maravilhoso. Seu suco é tudo de bom e a castanha, então, não pode haver petisco melhor!

Mel de Jitirana é uma fonte de energia e um excelente ingrediente gastronômico. Na medicina popular é usado como anti-reumático e anti-inflamatório. Experimente adoçar sua granola com ele.

Umbu é rico em fósforo, cálcio, ferro, vitaminas A, B e C e ainda fortalece a imunidade. O seu melhor uso, porém, é em uma boa caipirinha! Um brinde à vida e às inúmeras riquezas da Caatinga! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS