Opinião

Rainha da moda – Elizabeth II, para sempre um ícone de estilo – Livia Saboya

Um ícone de austeridade, abdicação e sobriedade que pra sempre ficará na história. Na semana em que todos os olhos do mundo se voltam pra Inglaterra para lamentar a morte e para celebrar a vida e o reinado de Elizabeth II, o mundo da moda também a homenageia como ícone da moda contemporânea!

Por ter marcado diferentes épocas e por sua relação especial com a moda, nossa rainha “fashionista” merece uma coluna só pra ela! Vem conferir algumas curiosidades sobre a relação da eterna Rainha Elizabeth com a moda!

Colorido implacável – Uma das principais marcas registradas da rainha era o uso das cores! A monarca se tornou conhecida por seus conjuntos coloridos, monocromáticos, na grande maioria das vezes em tons vibrantes e calculadamente combinados ao chapéu, item obrigatório dos trajes da realeza, sempre feito sob medida. As escolhas da rainha sempre possuíam alguma relação cuidadosamente pensada com o tipo de evento e ocasião. Além do gosto de Elizabeth, havia uma estratégia bem objetiva por trás dos icônicos looks coloridos: em um evento público, a monarca podia ser vista de longe no meio da multidão, para o prazer dos súditos e dos fotógrafos, mas também para o alívio de suas equipes de segurança!

Códigos da rainha – Trazendo um respiro muito necessário e bem vindo ao mundo da monarquia britânica, de “pretinho básico” Elizabeth mantinha os sapatos, da marca tradicional inglesa Anello & Davide of Kensington, que usava há mais de 50 anos, e a inseparável bolsinha da grife igualmente britânica Launer, na qual levava poucos itens essenciais e que, com o tempo, passou a ser usada também como ferramenta e “código” para avisar discretamente seus assessores sobre alguma situação. Com um posicionamento diferente da bolsa, por exemplo, Elizabeth poderia indicar que não queria esticar uma conversa com alguém, pedindo ajuda para escapar sem ser deselegante.

Joias reais – Não é segredo para ninguém que o acervo de joias da família real britânica é um dos mais especiais do mundo, com peças de valor simplesmente incalculável. Mas mesmo com todo este acervo à disposição, o verdadeiro apego de Elizabeth eram os seus colares de pérolas! Variando sempre entre apenas três modelos, as pérolas da rainha também se tornaram ícone e inspiraram diferentes gerações! Os broches também estavam em quase todos os seus figurinos, o mais precioso deles sendo um modelo talhado no maior diamante bruto já encontrado até hoje no mundo, o Cullinan!

Estilo assessorado – Desde antes de assumir o trono do Reino Unido em 1952, aos 25 anos de idade, Elizabeth já era reconhecida pelo seu estilo. Dos tempos de princesa, com vestidos florais, a sofisticação e deslumbrantes peças como rainha recém-coroada, o guarda-roupa da monarca era repleto de talentos britânicos. Entre os favoritos, o inglês Norman Hartnell se destaca, tendo sido responsável por diversos looks icônicos da rainha, como os vestidos de noiva, em 1947, e o da coroação, em 1953. Já os chapéus, eram sempre exclusivos, confeccionados pela marca inglesa Rachel Trevor-Morgan! Outro nome importante na história de Elizabeth com a moda foi a stylist e designer Angela Kelly. Por muitos anos ela foi a confidente, assistente e curadora pessoal, muitas vezes desenhando as roupas dos eventos da monarca.

Pioneirismo consciente – Apesar de ser de um tempo diferente, partiu da própria monarca uma decisão importante e pioneira no quesito moda sustentável: a de parar de usar roupas feitas com peles de animal verdadeiras. Com isto, em 2019, ela se tornou a primeira pessoa da realeza a substituir oficialmente a pele animal verdadeira pela falsa. Incrível, não é?

Bibliografia fashion – Apesar de sempre obediente aos protocolos do mais alto cargo da realeza britânica, que não são poucos e são bem rígidos, ao longo de seus 70 anos de reinado, Elizabeth soube imprimir um estilo próprio, único e que foi motivo de livros e documentários do universo fashionista. Entre algumas das obras que abordam o estilo da rainha estão a série The Crown e o livro da autoria de sua estilista pessoal Angela Kelly, que leva o título “Dressing The Queen”!

Fica aqui a nossa homenagem a esta mulher especial, à frente de seu tempo e que nos encantou por tantos anos não só por sua dedicação incansável a seu país, mas com seu estilo único, que jamais será esquecido! God Save The Queen!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS