Opinião

Profissão: analista de e-commerce

Por
Bárbara Abreu

Eu quase não vejo ninguém falar sobre a profissão “Analista de e-commerce”. Talvez esse seja um dos profissionais mais completos do marketing digital – muitas vezes sendo o serviço desenvolvido por uma equipe inteira -, mas é um dos contratos que eu mais gosto de fazer.

Volta e meia aparece algum cliente da área me pedindo para fazer um contrato para esses serviços e nem eles se dão conta de que se trata de uma espécie contratual que envolve várias atividades e serviços, mas que, quando unidos, se tornam analista de e-commerce.

Dentre as suas atribuições – que, como eu disse, podem variar e englobar (ou não) os serviços de outros profissionais – podemos ver: a estratégia de posicionamento e venda de produtos, podendo dar nome aos produtos, pensar na precificação, nas campanhas de marketing e vendas, na composição do catálogo virtual, além de trabalhar na parte estrutural do e-commerce desenvolvendo o site, o catálogo, o instabag, o Google Shoop, a página de vendas, a landing page, as páginas secundárias como a FaQ, a política de privacidades, o termo de uso e também trabalhar com a copy, o pixel e a gestão de tráfego. São inúmeras as funções que o analista de e-commerce pode ter e tudo vai depender do que o analista vier a decidir com o seu cliente e, para cada função, o contrato vai precisar de uma cláusula específica.

Por onde devemos começar a elaboração do contrato de analista de e-commerce? Vou dar essa dica agora: Antes de pensar em elaborar o contrato é necessário que se liste cada uma das funções que serão executadas pelo analista. Após a primeira listagem nós devemos desmembrar cada função explicando como aquela função será executada.

O objeto do contrato do serviço de analista de e-commerce, mas é imprescindível que se tenha uma cláusula especificando sobre cada uma das funções a serem realizadas.

Desta forma, ainda que se envolvam vários tipos de serviços e atividades, o contrato só será amarrado e seguro se as partes tiverem total clareza sobre o que abrange cada tarefa executada e cada responsabilidade de cada parte.

Bárbara Reis Abreu é especialista em contratos para prestadores de serviços em marketing digital

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