Opinião

Peixes do bem – Pipo Gurjão

Consumir os peixes do nosso litoral é ecologicamente correto e diminui sua pegada de carbono no planeta. Nosso peixe é maravilhoso e a variedade é imensa, além de fomentar a economia local e prestigiar nossos bravos e heróicos pescadores. O Mucuripe é o paraíso de quem ama os frutos do mar, todo dia chegam produtos fresquinhos nas jangadas. Trouxe alguns exemplos de espécies as vezes esquecidas e sugestões de apresentações charmosas e deliciosas!

Cavalinha com molho de ostras, brócolis selvagem e coalhada seca. Não fica linda com esse rabo para cima? Se você é fã de atum, experimente!

Guaiúba dá pertinho da praia. Os pescadores que não querem ir muito longe trazem no final da tarde, junto com biquaras e pilombetas! Sirva sobre uma espuma de leite de côco.

Dourado é tudo de bom. Na degustação que fiz às cegas foi o número um. Ele só não é muito branquinho, mas de sabor é do céu. Com purê de jerimum e cebolas fritas é o máximo!

Ariacó com lulas riscadas e vegetais é pura alegria. Escolha um bem gordinho e aproveite sua leveza e frescor. Meu peixe vermelho favorito!

Cioba com bisque de camarão. Use as cabeças do crustáceo para fazer esse molho divino. Parece que concentra todo o sabor do mar!

Piraúna é lindíssima e tem carne branca e delicada. Também conhecida como truta de coral ou garoupa chita, duvido você não se encantar com essa pérola!

Camurim é mais conhecido como robalo no sul do País. Nessa época de chuva tem bastante. De carne mais dura, tem sabor de camarão, seu principal alimento. Abra um espumante nacional brut, brinde à vida e seja feliz! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS