Opinião

Os papéis do Bandeira – Aldonso Palácio

Antônio Bandeira (IAB 2151), 22cm x 10cm, técnica mista sobre cartão

Aproveitando o momento do centenário do artista Antônio Bandeira, nascido em Fortaleza em 1922, a Galeria Sculpt apresenta a mostra Os Papéis do Bandeira. Serão 40 obras em papel provenientes do inventário dos apartamento do artista em Paris e no Rio de Janeiro após a sua morte. 

O inventário foi efetuado sob o intermédio do Consulado do Brasil em Paris e o Itamaraty, que também foram responsáveis pelos trâmites da repatriação do corpo de Antônio Bandeira em 1967. A coleção pertencente à família Monteiro Soares foi arrematada em lote em um leilão promovido pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 1969. O galerista Rodrigo Parente fez a devida diligência e, juntamente com a família, conta com documentos comprobatórios da proveniência e da qualidade dos artefatos. 

Além dos papéis, também serão expostos para apreciação óleos em tela do artista, provenientes de diferentes coleções privadas. Os preços dos papéis variam entre 30 e 80 mil reais.

A mostra está prevista para abrir entre os dias 11 e 18 de agosto, e terá uma duração de 60 dias. “É uma maneira de mostrarmos à sociedade, principalmente de Fortaleza, as obras de um dos artistas mais proeminentes que o Ceará já teve, que foi expoente internacional do abstracionismo lírico”, diz Rodrigo Parente.

A Galeria Sculpt fica situada dentro da loja Spazio, na Av. Padre Antônio Tomás, 2288 – Aldeota, Fortaleza.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS