Opinião

O recipiente como obra de arte – Aldonso Palácio

Tive a honra de assinar o texto curatorial da quarta exposição individual do ceramista dinamarquês Morten Løbner Espersen na Galeria Brutto Gusto, em Berlim, aberta no dia 6/3. Espersen é um nome incontornável na arte contemporânea ceramista da Dinamarca e da Europa, conhecido como um mestre esmaltista. A galeria, desde 1988, trabalha focada no ofício contemporâneo da cerâmica e do vidro, com especial interesse por vasos e recipientes feitos por artistas estabelecidos e promissores do circuito.

As camadas de esmalte avidamente aplicadas exploram os limites do meio e requerem níveis igualmente altos de domínio e serendipidade. É uma reação corrosiva e delicada, não exatamente calculável, onde os minerais se fundem à cerâmica superficial. O método é pura alquimia – para alcançar o equilíbrio ele tem que controlar o caos, mas também eventualmente dar lugar ao puro acaso. Só com procedimentos inerentes à cerâmica é que o artista poderia alcançar esta superfície tridimensional espontânea. O resultado suscita sensações dos respingos da action-painting e o “all-over” dos expressionistas abstratos como Jackson Pollock e Lee Krasner.

Os objetos apresentados assemelham-se a pequenos vulcões extintos, que sofreram uma erupção de crosta policromada, engolindo com fome a forma outrora lisa do vaso, criando um vale sensorial de estruturas tácteis ao longo do seu percurso exercido pela gravidade. Distanciando-se dos tons terrosos da argila e das cinzas naturais, Morten Løbner Espersen preparou molhos açucarados destinados a serem vertidos, salpicados e depois queimados por repetidas queimas no forno. As nuances lustrosas e a paleta brilhante evocam sabores artificiais do Pop, caramelos leitosos e transparentes, deliciosamente apelativos aos sentidos. Uma coleção de extravagantes confeitos.

Para saber mais:

www.espersen.nu

www.bruttogusto.berlin

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