Opinião

O poder do sal – Pipo Gurjão

O cristal solúvel em água é indispensável para vida humana, tempero mais importante da gastronomia e conservante fundamental na sobrevivência da nossa espécie. O produto refinado utilizado pela maior parte da população, na minha casa não entra. Retira tudo que existe de bom na versão integral marinha.

Flor do sal é tudo de bom! É a fina camada que fica na superfície da água do mar colhida manualmente em dias ensolarados. Contém plâncton, krill, cálcio, zinco, magnésio e mais de 40 oligominerais. Saúde pura! Antes eu trazia da Europa a famosa Fleur de sel de Guérande. Hoje uso e recomendo o da Cimsal (foto), produzido em Mossoró e encontrado nos supermercados locais. Topíssimo!

Nusret Gokçe, mais conhecido como Salt Bae, chef e restaurateur turco famoso por sua maneira teatral de cortar a carne e seu trejeito ao salgá-la diante dos clientes.

Salar de Uyuni na Bolívia, o lugar onde o céu encontra a terra! Uma das vistas mais lindas e inusitadas do planeta.

Mar morto. Fui à Cisjordânia no comecinho do ano passado e garanto: uma das experiências mais interessantes da minha vida! Só fazia rir ao tentar afundar na salgadíssima água, sem sucesso.

Sal Rosa do Himalaia é extraído de rocha salina, oriunda da região de Punjab, no Paquistão. Seus exaltados benefícios são controversos na comunidade científica, ainda assim é bem melhor que o refinado.

Maldon salt é marinho, inglês e tem forma piramidal. Uma torta de caramelo com ele por cima é, além de deliciosa, um charme!

Drinks docinhos com a borda salgada são muito convidativos, especialmente para começar. Cuidado, ele disfarça o álcool e faz você beber mais rápido! Um brinde à vida e ao poder do sal! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS