Opinião

No mundo da lua – Totonho Laprovitera

A lua que daqui eu vejo é a mesma que daí tu vês.

Espiando a Lua pela janela do meu quarto crescente, taquei a matutar sobre a poética de sua beleza e os sinais de seus mistérios. 

Pois bem. Fervilhando mil inquietações em meu juízo, tive a curiosidade de recorrer ao professor Dermeval Carneiro sobre a percepção de que da Terra a gente só consegue ver um lado da Lua. E ele respondeu: “Sim, da Terra só vemos uma face da Lua. Isso ocorre porque Terra e Lua têm movimentos de rotação síncronos, ou seja, no mesmo tempo que a  Terra gira em torno do seu eixo, a Lua gira também em torno do seu e da Terra”. 

E continuou: “Aprendemos erroneamente que Lua é nosso satélite. Não é. Terra e Lua formam um Sistema Binário de Planetas. Ambos giram em torno de um centro gravitacional comum… Nunca veremos o outro lado. A não ser indo lá e dar uma volta”. Emendando a resposta do professor, o colega arquiteto Napoleão Ferreira foi sucinto: “É no lado oculto, segundo dizem os ovnistas, que estão os ETs”. Há quem acredite que a lua seja uma espaçonave.

Para muitos povos, a Lua simboliza a feminilidade, passividade, fertilidade, periodicidade e renovação. Ainda, a sua fase oculta representa a passagem da vida para a morte e o renascimento seguinte ao crescente lunar. Aí, eu poeto: Sol do Japão, lua do sertão, carinhos de gueixa, coito com cabocla amada e a saudade que não me deixa. Sol do Japão, símbolos de Zen no brilho da canção, noites serenas do sertão e o amor em toda a esfera. 

Sobre Lua, chamam-me atenção duas expressões e seus respectivos significados: 

Indo além, existem muitos lugares em que o dia se inicia quando o sol se põe e a lua desponta. Mas quando se põe a lua, o sol alumia o dia, acordam as esperanças, e adormecem os desenganos. É, durante anos desenhei e pintei luas. Hoje, elas iluminam meus sonhos.

Mas como diz o filósofo sertanejo Toim da Meruoca, “o homem pode até ter pisado na lua, mas não sabe construir uma única jaca! Vá entender essas coisas do progresso, vá…” 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS