Opinião

Minas – Pipo Gurjão

Tiradentes

Que estado maravilhoso! Comida simples e deliciosa, povo simpático e acolhedor com o sotaque mais fofo do País. Rico em história e arquitetura colonial e com uma beleza natural de encher de os olhos! Dirigir pela estrada real, ver as obras de Aleijadinho, entender a triste saga dos escravizados e a luta pela independência do Brasil foi muito enriquecedor.

Tiradentes é um charme só! Totalmente preservada e restaurada, a cidadezinha mantém casas, cores, telhados e até mesmo calçamentos originais da época em que o ouro brilhava na beira dos rios. Movimentada, são muitas as opções de bares, restaurantes e pousadas para quem quer curtir. De noite fazia 9ºC e estava uma gostosura!

A Maria Fumaça que vai de Tiradentes a São João Del Rei foi inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, é a mais antiga em funcionamento do Brasil e uma das poucas do mundo que ainda roda em trilhos.

Nada como acordar com aquele friozinho e comer um pão de queijo saindo do forno com um bom chocolate quente. Amooo!

Vaca atolada é um clássico mineiro. A carne de costela deve ser cozida lentamente com macaxeira. Perfeita para as noites de inverno!

Canastra é o queijo mais amado do estado, uma obra de arte gastronômica. Fizemos boas degustações dele no Entrepot du Vin e no restaurante Angatu.

Leite orgânico, pouco açúcar e paciência parece ser a receita do sucesso para um bom doce de leite. A vida pacata e a tranquilidade com certeza ajudam, pois todos que comi estavam deliciosos.

Não é segredo que os alambiques mineiros produzem as cachaças mais renomadas do País. Já provou um trago com jaboticaba? Ô trem bom! Um brinde à vida e aos encantos de Minas! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS