Opinião

“Marravilha” – Pipo Gurjão

Tudo que vem do mar é uma “Marravilha”, como diria o querido chef Claude Troigrois! São alimentos sensíveis, que necessitam de técnica de cozimento para atingirem a perfeição. Infinitas as receitas e combinações… e quando penso que já vi de tudo, vem algo surpreendente que faz desabar todos os meus conceitos. Só sei que nada sei, dizia Sócrates, o mais sabido de todos!

Na Grécia eles penduram o polvo em varais, exposto ao sol e ao vento… uma verdadeira contradição para os que passam o dia regando com água de gelo suas iguarias, a fim de mantê-las frescas! Garanto: é o melhor polvo da vida! Sal e azeite, só para não perder o costume!

Percebes é uma delícia, apesar da aparência esquisitíssima. Geralmente não como o que não acho atrativo… Errado! Aliás, na cervejaria Ramiro, em Lisboa, você quebra esse paradigma várias vezes! Nessa “Meca” dos frutos do mar deves provar tudo. Por mais estranho que pareçam, são deliciosos!

Ouriço do mar também não é muito bonito. Você comeria essa parte amarelinha de dentro? Eu, sim! É como trazer todos os sabores do mar para sua boca de uma vez, com delicadeza e sutileza. É a pinot noir do oceano! Em Anacapri, na Itália, escolha a uva falanghina e curta a vista mais linda deliciando seu riccio di mare!

Em Miami fui surpreendido com o que para mim seria uma afronta, sanduíche de lagosta. Com muita mayo! Fiquei deliciado. Um Bagel tão delicado quanto a carne do crustáceo. Joe’s Stone Crab rocks!

Moeche a Venezia e siri mole em coqueirinho, no meu amado restaurante Canyon! Caranguejo sem casca parece sonho, mas é realidade! Una birra o um vino bianco?

Em Positano, com purê de feijão, ou as pequeninas do adriático “solo com um pò di olio”!  Vieira, capa santa, scallops ou coquile saint jackes, onde vou peço!  As que faço na minha churrasqueira, na mais estranha loucura, enroladas com bacon e defumadas na laranjeira! Amoooo!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS