Opinião

Lourdes Castro, como uma ilha sobre o mar – Aldonso Palácio

Nascida em Funchal em 1930, Lourdes Castro é a artista plástica mais proeminente da Ilha da Madeira. Seu interesse perpassa por questões de presença e ausência, e no que constituía a essência pura de uma pessoa ou objeto. A artista portuguesa, que faleceu em 8 de janeiro de 2022, ficou mais conhecida por seus retratos em silhueta e naturezas-mortas. Estes foram produzidos ao longo de sua vida – contornos de amigos, assim como plantas e outros objetos – em uma ampla variedade de materiais, incluindo pintura em tela, bordados em lençóis ou recortados em acrílico.

Ao pousar um vaso de plantas sobre o papel ao sol ela traçava o contorno das plantas em diferentes técnicas de desenho e pintura ao redor do círculo formado pelo vaso. A simplicidade de sua técnica herdada dos fotogramas causa fascinação pela habilidade poética e o inusitado olhar de um ângulo diferente para a natureza. Suas sombras à volta de um centro são como ilhas, uma ode à sua terra natal. 

O Museu de Arte Contemporânea da Madeira (MUDAS) apresenta a primeira grande exposição póstuma da trajetória de sua carreira, intitulada “Como Uma Ilha Sobre o Mar”, com obras emprestadas de importantes coleções europeias. Lourdes Castro teve uma vida dedicada a ressignificar as sombras que ladeavam a sua vida, trazendo-as de volta à materialidade à luz.

Em cartaz

JANE BATISTA- “Dizer o Silêncio” 

Até o dia 2 de setembro de 2023

Curadoria de Aldonso Palácio

Na Imagem Brasil Galeria (Rua Rocha Lima, 1701 – Fortaleza, CE, Brasil)

Horários de funcionamento:  de segunda a sexta-feira de 9:00h às 12:30h e de 14:00h às 17:30h. Aos sábados, mediante agendamento

Contato: (85) 3261 0525, imagembrasilgaleria@gmail.com

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS