Opinião

La Trattoria – Totonho Laprovitera

A Luizinho Girão.

“É o comer que faz a fome.” (Eça de Queirós)

Destinada a venda e consumo de refeições no local, a trattoria surgiu na Itália para atender uma freguesia tipicamente popular. O nome trattoria vem do verbo italiano trattare, que deriva da palavra francesa traiteur, ou seja, tratar, preparar.

Assim, trattoria é uma casa de tradicional cozinha italiana, instalada em ambiente marcado pela simplicidade e sotaque familiar. Geralmente, elas são famosas pelo capricho na qualidade e preparo de seus alimentos, sendo bastante conhecidas pelo cardápio que apresentam, com diversos pratos, bem servidos e de preços justos. Sem dúvida, é um lugar onde se come e se bebe bem.

Pois bem. A “La Trattoria”, do italiano Alfio, marcou época na Praia de Iracema dos anos 80 em Fortaleza. Com ambiente rústico e descontraído, decorado com diversos e curiosos objetos, à meia luz e com suas toalhas de mesa quadriculadas, típicas das cantinas italianas, a “Trattoria” se estabeleceu com a melhor cozinha italiana da cidade.

Dentre seus pratos, a Lasagne verde alla bolognese se destacava. Assada em forno à lenha e consagrada pelos mais exigentes paladares, era servida em pequena travessa que vinha com o queijo deliciosamente queimado grudado em suas beiradas.

A sua mesa de antepasto, novidade na época, possuía uma enorme variedade de queijos, embutidos, conservas, pães e frios. As largas pizzas chamavam atenção devido ao seu generoso tamanho. Combinados com finos vinhos, então, os manjares harmonizavam-se com os sabores inspirados nas tradições italianas.

Na “Trattoria”, estacionávamos os carros vis-à-vis às pedras que resguardavam a praia do mar, ou em uma área livre, onde hoje é o Largo Luiz Assunção. Na cantina, havíamos a opção de abancarmos às mesas externas e sermos beijados pelas brisas marítimas, ou no intimista recinto interno, experimentar a Itália.

No salão, parece que estou é vendo, os garçons e clientes balançando um divertido chocalho pendurado numa cangalha pendida ao teto, fazendo um barulho danado e a todos alegrando.

Mas, por razões que desconheço, a “La Trattoria” foi-se embora da Praia de Iracema para nunca mais voltar. Levou com ela o sossego que reunia famílias, amigos e casais de apaixonados namorados. Deixou muita saudade. Saudade de um tempo onde a nossa bucólica Fortaleza adolescia, fazendo-se de lua para desposar o sol.

Onde era a “La Trattoria”, hoje é o “Centro Cultural Belchior”.

2 respostas para “La Trattoria – Totonho Laprovitera”

  1. Verdade Totonho !
    Quem viveu está época como nós, não esquece da Tratoria !
    Hoje o Alfio tem ou tinha uma casa com o mesmo nome e cardápio na Varjota !

  2. Vivi essa boa época do La Trattoria, quando era pré-adolescente, adolescente e jovem. Almoços de domingo inesquecíveis. Tanta coisa boa em Fortaleza se acabou. Só não entendo o porquê.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS