Opinião

Jordânia – Pipo Gurjão

Jordânia

País mais seguro do Oriente Médio, lá não existem grupos separatistas ou jihadistas. Fica localizada à margem direita do Rio Jordão. Faz fronteira com Israel, Arábia Saudita, Iraque, Síria e Palestina e é banhada pelo Mar Vermelho ao sul. Tem elevado índice de desenvolvimento humano e sua grande maioria é de religião sunita.

Petra é um sítio arqueológico belíssimo, antiga capital dos Nabateus, a cerca de 300 a.C. É conhecida como a cidade rosa. Um dos lugares mais impressionantes que já visitei.

Labneh é a coalhada seca com temperos e azeite. É servida de entrada em quase todo restaurante.

Ka’ak é o pão típico do país, ele tem esse formato irregular e vem com uma deliciosa crosta de gergelim.

Galayet Bandora são tomates amassados e fritos com cebola, alho, azeite, sal e pimenta. Típico das tribos nômades que vivem entre o Mar Vermelho e Wadi Rum.

Maqluba é feito de arroz, frango cozido lentamente, vegetais, uvas passa, amêndoas e romã.

Mansaf é o prato nacional: cordeiro com ervas cozido em iogurte servido sobre pão folha e arroz, finalizado com amêndoas torradas.

Kunafa é a sobremesa mais gostosa do planeta, é algo indescritível. Eu, que não sou de doce, comia todo dia. O queijo fresco se derretendo com fios de massa ultrafinos crocantes embebidos em mel e água de rosas com pistache provoca sensações fantásticas em sua boca. Harmonize com um chá de maçã! Um brinde à vida e às maravilhas da Jordânia! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS