Opinião

Izolda quer concluir mandato de Camilo e se aposentar – Roberto Moreira

A vice-governadora, ao lado de Camilo Santana, em agenda de trabalho (Foto: Carlos Gibaja/ Governo do Estado)

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, está sempre ao lado do governador Camilo Santana e tem participação ativa na gestão estadual. Ela colabora com a área da educação, no combate a COVID-19 e é parceira da primeira dama, Onélia Santana, nos projetos sociais. Ser discreta tem sido sua marca. Camilo Santana elogia a companheira de chapa em todas as solenidades e internamente elogia sua postura ética, colaborativa. Os dois se tornaram amigos.

Izolda Cela era filiada ao PT, sua legenda preferida desde o início da vida política, mas deixou o partido e se filiou ao PDT por questões ideológicas e necessidade para ocupar a vice governadoria em que o PT ficou com a cabeça da chapa. Izolda se movimenta sempre dialogando com Camilo e Cid Gomes, sempre em sintonia.

Após o anúncio da provável saída do governador Camilo Santana, em abril, para disputar a vaga ao Senado da República, Izolda Cela emitiu sinais nos quais não pretende deixar o Abolição ao lado de Camilo, pretendendo seguir governadora até 31 de dezembro de 2022. Seria a 1ª mulher a governar o Ceará. Os mais próximos da vice-governadora afirmam que ela pretende, após o mandato, deixar a vida pública, se aposentar e cuidar dos netos.

O PDT que fará a indicação do candidato a governador, deve estar dialogando com Izolda Cela para montar um time forte capaz de ajudá-la na gestão, mantendo o alto índice de popularidade. O sucesso de Izolda será a garantia de uma vitória do atual grupo que lidera importante projeto de desenvolvimento para o Ceará, além de exibir exitosos resultados nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, turismo e na área social.

O bom senso do movimento que a quadra política exige, é favorável a Izolda Cela. De comportamento calmo, articuladora dos movimentos sociais, faz política há 20 anos, inicialmente no PT. Descoberta por Cid Gomes, trocou o PT pelo PROS e atualmente está no PDT. Aos 61 anos, Izolda tem mais tempo dedicado à educação que a vida partidária e cargos públicos onde teve carreira meteórica, sempre nas pastas da educação. O projeto de alfabetização na hora certa, com Cid gomes e sucesso no Brasil, o país vai adotar em todos os estados a partir de 2022, através de lei aprovada no Congresso Nacional.

No xadrez da sucessão estadual, duas peças parecem ter lugar certo: Camilo e Izolda. Vai sobrar pouca margem de manobra na chapa majoritária para os aliados. A sabedoria política sempre apresenta saídas para satisfazer os que tem intenção de participar, saídas essas que apontam para uma vida melhor em sociedade.

Presidente do TSE pegou pesado com Bolsonaro

O presidente do TSE, ministro Luiz Roberto Barroso, após antecipar em um ano a abertura dos testes das urnas eletrônicas, disse que o presidente Bolsonaro anunciou a “antecipação da sua derrota e procurou a culpa nas urnas, do mesmo jeito de Donald Trump”. Foi a mais forte declaração de Barroso em resposta ao presidente da República. Encerrou com “o assunto está morto e sepultado”.

Lira contra governadores

O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, quer agradar o presidente Bolsonaro trombando com os governadores. Pretende votar um projeto onde o ICMS sobre combustíveis será cobrado na saída das refinarias da Petrobras. Os deputados não conseguiram ainda encontrar um formato. O Brasil tem refinarias em quatro estados e a gasolina também chega de outros países. O gás também é importado.

Roberto Cláudio se movimenta

O ex-prefeito Roberto Cláudio, iniciou agendas pelo sertão. Em Amontada, município de belas praias, lugar preferido pelos turistas estrangeiros, foi convidado a se reunir com vereadores e lideranças atendendo convite do prefeito da cidade. Defendeu os consórcios de municípios para execução de grandes projetos em todas as áreas.

Evandro Leitão com o pé no acelerador

Apontado como pré-candidato ao governo do Ceará, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Evandro Leitão, foi um Sonic (personagem de programa infantil que percorre em segundos grandes distâncias). Evandro Leitão, no mesmo dia, participou de solenidade em Fortaleza, comandou sessão itinerante em Itapipoca, e no Cariri esteve ao lado do governador Camilo Santana. A agenda comprova que Evandro está no páreo.

CPI da COVID-19 encerra dia 20 de outubro

O relatório final da CPI da COVID-19 será aprovado dia 20/10 e em seguida será encaminhado ao Ministério Público e cópias serão entregues às mais importantes cortes do mundo. O presidente Bolsonaro será denunciado como genocida, acusado de não tomar providências na pandemia de Coronavirus para proteger a população e não comprar vacina na época certa.

Antônio Henrique vai em busca do voto

O presidente do legislativo municipal (Foto: Cleonardo Dias/ CMFor)


O presidente da Câmara de Vereadores de Fortaleza, vereador Antônio Henrique, é um bom exemplo da nova forma de buscar votos. Todos os dias visita obras, participa de eventos em comunidades e presta contas. O contato direto, olho no olho, de Antônio Henrique com o eleitor ganha ainda mais importância quando ele registra todos os momentos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS