Opinião

Instrumentos caríssimos – Pipo Gurjão

Piano usado no filme Casablanca

O preço de um instrumento musical varia, claro, pela qualidade de seu som. Mas outros fatores como a história, o uso, o fabricante, a beleza, o sucesso de quem os tocou e até mesmo aparições importantes fazem seu valor chegar às alturas. Vamos passear um pouco por esse mundo?

Casablanca foi o filme de 1943 que eternizou esse piano. Sam interpreta “As Time Goes By”, canção de amor dos personagens de Humphey Bogart e Ingrid Bergman. Vendido por U$ 3,4 milhões.

Ringo Starr comprou essa bateria Ludwig em 1963 e tocou com ela em vários programas de TV e centenas de shows. Vendida por U$ 2,1 milhões.

Eric Clapton construiu essa guitarra a partir de três Fender Stratocaster que ele desmontou na busca de fazer a “guitarra perfeita”. Em 2004 foi leiloada para caridade por U$ 959.500.

Charlie Parker penhorou seu saxofone para comprar heroína pouco antes do seu show em Toronto. Teve usar esse Grafton emprestado. Só por ter sido tocado uma noite por ele o instrumento foi leiloado por 93.500 libras esterlinas.

Antonio Stradivarius foi o maior luthier de todos os tempos. Tudo que ele fabricou vale uma fortuna. The Messiah é esse violino de 1716 que se encontra em perfeito estado no museu de Oxford. Tem valor estimado em U$20 milhões.

Aretha Franklin, Miles Davis, Barbara Streisand, Duke Ellington e Simon e Garfunkel gravaram muitos hits famosos usando o microfone Newmann M49. Hoje um desses sem procedência custa U$ 20 mil.

Kurt Cobain tocou esse violão elétrico Martin de 1959 no show “Unplugged” da MTV, em 1993. Foi comprado em 2020 por U$ 6 milhões. Um brinde aos instrumentos maravilhosos que permitem que a humanidade crie músicas fantásticas e momentos inesquecíveis! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS