Opinião

Governador Camilo Santana se movimenta como candidato em 2022 – Roberto Moreira

Além de bom nome, governador é muito presente nas redes sociais (Foto: Ascom/ Governo do Estado)

O governador Camilo Santana age no atacado e no varejo, com muita habilidade. As portas do Palácio da Abolição estão sempre abertas para governistas e a oposição. O propósito do governador é agregar, juntar apoio à sua gestão, algo saudável para quem tem a responsabilidade de cuidar de quase 10 milhões de pessoas.

Fora do Palácio, Camilo cumpre agenda intensa, sempre convidando lideranças tradicionais e novos rostos da política cearense, sejam de expressão estadual ou mesmo restrita a um município. Além da longa lista de nomes elaborada pelo cerimonial do governo, Camilo cita outros e seu elo com a comunidade, exibindo carisma e gentileza.

Com popularidade batendo 80% nas pesquisas, o governador habilmente vai sufocando prováveis adversários para sua eventual candidatura ao Senado. Na linguagem política, “Camilo não terá adversário” em 2022, na disputa senatorial. Os partidos adversários devem colocar apenas nomes para preencher chapa, cumprindo a lei eleitoral.

O senador Cid Gomes já anunciou que o governador irá disputar o Senado. Ciro Gomes seguiu o mesmo caminho. Evandro Leitão, Roberto Cláudio, Mauro Filho e Izolda Cela reconhecem, abertamente, o direito de Camilo em se colocar como candidato. Os pré-candidatos sabem que além de um bom nome, ele será um puxador de votos, invertendo a ordem, quando geralmente o candidato ao governo agrega e chama os demais nomes da chapa majoritária.

Evandro Leitão é amigo pessoal de Camilo, foi seu líder no Legislativo e ampliou espaço político, ao se aproximar ainda mais de Cid, Ciro e toda cúpula do PDT. Discreto, o deputado se movimenta habilmente e já se tornou uma real opção para projetos majoritários.

O ex-prefeito Roberto Cláudio, principal nome para encabeçar a chapa do PDT ao governo, se a escolha fosse hoje, tem dito que o nome para o Senado já está decidido, mas as pré-candidaturas ao governo só devem ser oficializadas em março ou abril de 2022, apesar de dividir os encontros do partido com os outros três futuros pleiteantes. O nome do governador sempre é exaltado nos eventos com Cid e os quatro postulantes.

A movimentação partidária promovida pelo PDT impressiona. Impulsionado pelo cargo de presidente da Assembleia, Evandro Leitão está sempre ao lado do governador nas inaugurações e eventos públicos ou no Abolição. Ainda, faz incursões com as sessões itinerantes no sertão. Roberto Cláudio, também, tem muita presença na mídia, por conta das lives, palestras e eventos políticos. Evandro e são os que melhor utilizam as redes sociais. Camilo corteja a todos, de forma igual, usando da sabedoria e estimulando o ambiente político.

Gledson unido a Ciro, Guimarães e Camilo Santana

Na histórica inauguração do teleférico de Barbalha, o prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra estava presente. Citado pelo governador Camilo Santana, foi discreto. Ficou na turma atrás do governador, próximo do deputado José Guimarães. Gledson viu, na semana passada, seus amigos serem afastados da Câmara Municipal de Juazeiro.

Sarto escolheu bem medalhistas de Iracema

O prefeito José Sarto foi preciso na escolha dos homenageados para a Medalha Iracema. Nailde Pinheiro, Tita Tavares, professor Roberto Cláudio e o compositor e cantor Ednardo, que não saia de casa há muito tempo. Sarto é músico, admirador do trabalho de Ednardo. Ele, também, tem no professor Roberto Cláudio um conselheiro.

Carnaval de Aracati se torna manifestação da cultura nacional

A Comissão de Educação do Senado aprovou aprovou projeto de autoria do deputado federal Eduardo Bismarck (PDT), que reconhece o carnaval de Aracati como manifestação da cultura nacional. O projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados tramitou em caráter terminativo na Comissão sob a relatoria do senador Cid Gomes (PDT) e segue para sanção presidencial. O texto começou a tramitar em 2019 e chegou em maio no Senado, para decisão. “Gosto sempre de destacar a grande relevância do carnaval de Aracati para a cultura e a movimentação da economia. É história. Obrigado, senador Cid Gomes, pelo apoio e toda a atenção”, destacou o deputado autor da proposta.

Evandro Leitão assina a Carta em defesa da Ibiapaba

Pedetista é presidente da Assembleia Legislativa (Foto: Máximo Moura/ AL-CE)

Por iniciativa da deputada Augusta Brito (PCdoB), parlamentares assinaram carta em defesa da Ibiapaba, no litígio promovido pelo Estado do Piauí, que pretende tirar do Ceará toda a área da Serra, inclusive, os municípios. A ação tramita no Supremo Tribunal Federal ( STF). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, não só assinou a carta como a transformou em documento oficial, legitimado em plenário, na sessão da Assembleia Itinerante, realizada em São Benedito, no último dia 18, o que transformou a data em histórico de luta.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS