Opinião

Gostosuras da China – Pipo Gurjão

Dumplings

A nação mais populosa do mundo é rica em história, cultura, arquitetura, costumes e principalmente gastronomia. Lá provei comidas tão estranhas e maravilhosas que é impossível descrever. Tudo lá é enorme, os prédios e shoppings são um espetáculo. Ao voltar da China, parti logo em seguida para Nova York, que parecia ser uma cidade miniatura comparada com a grandeza e suntuosidade do gigante asiático. Aqui vou me limitar aos pratos mais clássicos. Vamos nos deliciar?

Dumplings são massinhas delicadas cozidas no vapor em cestas de bambu. Os recheios são variados, meus favoritos são os de camarão e vieira.

Gua Bao é um sanduiche feito com um pão bem molinho, vegetais e barriga de porco caramelada.

Wonton é a cara do país, geralmente feito de carne moída de porco, pode ser cozido e servido em caldo de legumes ou frito.

Tian bu la é uma pasta de peixe moldada como um rolinho, tem um sabor adocicado e uma textura macia. Perfeito para uma cerveja gelada!

Gong Bao é um frango com amendoim, pimentão e cebolinha, preparado na panela wok e servido com arroz branco bem grudento.

Porco agridoce é um ícone, teria surgido durante o governo do imperador Qin Shihuang, entre 221 e 207 a.C – sim, há 2,200 anos! O imperador teria feito um concurso temático, uma idosa venceu e foi transformada em cozinheira da corte.

Pato à Pequim é típico da festa da Primavera e do Ano Novo. O segredo está na pele crocante e dourada, constantemente regada no mel e defumada com lenha de pessegueiro. Um brinde à vida e às gostosuras da China! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS