Opinião

Giro – Sonia Pinheiro

Lincoln Bezerra de Menezes e Weiber Xavier

GIRO

Weiber Xavier escolheu Sampa – em tour cultural e gastronômico – no fds esticado. Na picture com o amigo Lincoln Bezerra de Menezes, fotografados no restô Casaria.

EM SAMPA

Grupo de friends passou o feriadão em SP, com direito, no sábado, a assistir às apresentações do maestro João Carlos Martins e Fagner, no Espaço das Américas. Eles: Patrícia e Paulo Régis Botelho (flash), Adriana Miranda e Fernando Férrer, Karla e Durval Vasconcelos Maia, Roseli Alencar e Júlio Santiago e Elilde e José Parente Pinheiro.

NIVER

O advogado bonitão Nestor Chaves, aniversariante de amanhã, será a figura central de almoço, articulado pela mãe, Raquel Chaves, e a tia, Margarida Borges – com ele no clic. Nestor e Ângela – com as herdeirinhas Izabel e Sofia – voarão, em dezembro, à Europa, com direito a giro por vários países, comemorando os 15 anos da primogênita.

EM ALTA

Walewska Quesado vai conquistar a Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho – Grau de Oficial -, concedida pelo TRT-7 –na presidência Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno -, via indicação do desembargador Francisco José Gomes da Silva. A cerimônia está agendada para 17 de dezembro.

SOMEWHERE IN TIME

Ano-2011: Solicitei ao guapo Juiz do Trabalho Rafael Marcílio Xerez , um lover do cinema, que falasse sobre o mito James Dean (flash: divulgação do filme Rebel Without Cause, da Warner Bros).

Ele escreveu, então, Rebelde e Frágil: “Bastaram três filmes para tornar James Dean um dos maiores ícones já criados pelo cinema. Seu filme de estreia foi Juventude Transviada, realizado por Nicholas Ray, em 1955. O ator interpreta Jim Stark, que vivencia as dores de se tornar adulto, enquanto enfrenta o conflito de gerações e descobre o valor do amor e da amizade. Já em seu primeiro filme, Dean cria a persona cinematográfica que o tornaria uma lenda: o jovem incompreendido, ao mesmo tempo rebelde e frágil”.

“Em seguida, veio Vidas Amargas, dirígido por Elia Kazan, também em 1955. O filme é baseado no romance do escritor norte-americano John Steinbeck. O ator encarna um jovem problemático que disputa com o irmão o amor do pai. O filme valeu a Dean uma indicação póstuma ao Oscar de Melhor ator. O terceiro filme estrelado por Dean foi o épico Assim Caminha a Humanidade, dirigido por George Stevens, e lançado em 1956. Neste filme, Dean faz o papel de Jett Rink, capataz de uma fazenda, que disputa o amor de Leslie, uma beldade sulista encarnada por Elizabeth Taylor. Rink torna-se rico com a descoberta de petróleo em sua propriedade, mas é incapaz de superar a amargura de ter sido preterido por Leslie quando esta se casa com um herdeiro interpretado por Rock Hudson”.

“O filme é grandioso e trágico, um dos grandes momentos do melodrama hollywoodiano com sua narrativa abrangendo duas gerações em mais de três horas. Por esse filme o ator recebeu sua segunda indicação póstuma ao Oscar. Poucos dias após o término das filmagens, Dean, ao se dirigir para uma corrida, sofreu um acidente de automóvel que lhe custou a vida. James Dean, ao lado de Marlon Brando e Montgomery Clift, estabeleceu um novo padrão de atuação no cinema americano. Foi aluno do Actor’s

Studio, em Nova York, onde estudou ‘o Método’, estilo de interpretação que propõe uma imersão no personagem com a incorporação de gestual e dicção realistas, criado com base nas memórias e sentimentos vividos pelo intérprete”.

“Órfão de mãe aos 8 anos e criado pelos tios, Dean talvez tenha buscado na infância solitária a inspiração para seus personagens. Interpretava com tal intensidade que tornou difícil a distinção entre o ator e o mito. James Dean foi na vida real o personagem que interpretou nas telas”.

Mais sobre James Dean: dando vida a um homossexual na peça O Imoralista, baseada em André Gide, Dean ganhou o Tony Award de Melhor Ator do Ano, seu upgrade para a telona e para o definitivo estrelato. Amou na lista de famosas Pier Angeli e Ursula Andress, que viria a ser a primeira Bond Girl. Sua paixão por carros e a velocidade foi a que lhe custou a vida, em 30 de setembro de 1955, num acidente fatal. Morto, aos 24 anos – sua imagem, então, tornou-se jovem para sempre -, veio a consagração final via conquista de prêmios póstumos.

NO DF

A médica Marjorie Mota tomou parte, last week, em Brasília, do Congresso Brasileiro de Patologia do Trato Genital Inferior. Toda feliz porque depois de quase dois anos em encontros online, “voltamos a nos confraternizar presencialmente”.

BIRTHDAY

A dear Márcia Barroso – na picture (Tapis Rouge) com o maridão, o renomado chef Fernando Barroso – sopra velinhas hoje.

FLASH

A fotógrafa Bia Medeiros clicada com Pompeuzinho Vasconcelos (no Shopping Aldeota), a quem entregou exemplar da revista Plenário, do Legislativo/CE.  

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS