Opinião

Futebol de alto nível nas finais da Eurocopa e Copa América

O fim de semana marca o encerramento das principais competições continentais de seleções de futebol do mundo. A Copa América não tem o mesmo charme e muito menos o nível de organização da sua congênere europeia. A Eurocopa é um sucesso desde a primeira fase, com jogos de altíssimo padrão técnico e pelo menos dez seleções acima da média. Já nas fases iniciais da Copa América, jogos truncados, por vezes violentos, e pelo menos oito seleções mais preocupadas em não perder do que tentar a vitória.

No entanto, em termos de final, as duas competições se equivalem. Aliás, não seria leviano afirmar que Brasil X Argentina tem até um pouco mais de apelo do que Inglaterra X Itália. Não só em termos históricos – brasileiros e argentinos têm, somados, 7 títulos mundiais, contra 5 das finalistas europeias – mas também na comparação entre os atletas – boa parte dos sul-americanos jogam nos principais clubes do Velho Mundo. Além disso, quem na Inglaterra ou Itália joga mais do que Messi e Neymar? E se lá a decisão será no remodelado Wembley, por aqui o palco é o não menos lendário Maracanã. Portanto, futebol de gente grande lá e cá. E ainda bem que é um jogo no sábado e o outro no domingo. Assim, ninguém vai perder!

Podemos…
Em 2019, o Brasil ficou na 66ª posição no índice de Inovação Global. Para contribuir para a melhoria desse cenário de inovação brasileira, o Observatório da Indústria da FIEC criou o Índice de Inovação dos Estados, que tem como meta classificar os estados brasileiros quanto ao ambiente de inovação (Capacidades) e a mensuração da inovação (Resultados), a partir de itens como investimento público em ciência e tecnologia , competitividade, produção científica e infraestrutura de inovação entre outros.

Melhoras
Na classificação do Índice Fiec de Inovação dos Estados 2020, o Ceará permaneceu no 13º lugar do Brasil, e no 3º lugar na região Nordeste, mesmas posições de 2019. Mas houve avanço em relação ao 16º lugar do Brasil e o 5º lugar do Nordeste em 2018. Já na categoria Capacidades 2020, o Ceará é o 11º lugar, e na categoria Resultados 2020 figura em 13º lugar do Brasil. Essa diferença mostra que o Ceará pode aproveitar melhor suas competências para melhorar a efetividade de inovação.

Em ação
O vereador Pedro França (Cidadania/CE) aproveita o recesso da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR) para intensificar contatos e visitas. Na última semana, o parlamentar foi recebido pelo prefeito José Sarto (PDT/CE), no Paço Municipal, no Centro, a quem relatou seus projetos e fez um balanço dos seus primeiros três meses como vereador, que chama atenção pela numerosa produção legislativa: mais de 38 requerimentos, 2 projetos de lei e 3 projetos de indicação. Também na semana que se encerra neste sábado (10), o vereador visitou o Cuca José Walter, ao lado do Secretário de Juventude de Fortaleza, Davi Gomes.

“Temos que tomar medidas mais firmes para prevenir outro surto no Japão também considerando o impacto das variantes do coronavírus.”
Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão, ao decretar estado de emergência em Tóquio até o dia 22 de agosto. Com isso, está vetada a presença de público na Olimpíada

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS