Opinião

Frágeis mistérios de Tete de Alencar – Aldonso Palácio

Tete de Alencar (1964) é uma artista brasileira, cearense, que vive e trabalha em Londres. Sua prática gira principalmente em torno de experiências e reflexões pessoais, resultando em projetos artísticos delicados e únicos.

Sua série Objetos Enigmáticos (2010-13) consiste em rolos de cobre gravados dentro de vidros soprados, cada um deles contendo um segredo da artista. Para descobrir o segredo, é preciso destruir a peça (de certa forma, matando a própria artista). O projeto nasceu de um importante momento de transição na sua vida: “Naquela época, eu carregava muitos segredos sobre minha vida pessoal e os escondia até de pessoas muito próximas a mim. Era também uma maneira que eu encontrava de sobreviver àquele momento doloroso, mas mais do que tudo, era a transferência da vida para a arte”, conta a artista. 

Matilde Cesareo, curadora e pesquisadora italiana especializada em questões do feminismo, sexualidade e gênero, escreve o seguinte sobre a obra de Tete: 

Na maioria das vezes a arte ocupa-se de comunicar algo, compartilhar uma mensagem, tornar as pessoas conscientes de um problema, tornar visíveis e visuais as reflexões de um artista. Desta vez, a artista opta por não contar seus segredos, seus reflexos, seus pensamentos mais profundos. Os segredos estão encerrados numa frágil gaiola de vidro e não estão disponíveis para que o público os possa ler. Neste caso, a artista transmite a mensagem de que os segredos têm de ser respeitados, as pessoas têm de ser respeitadas, não violando a sua privacidade e intimidade.

A própria artista disse que às vezes deseja que alguém destrua uma bolha em algum momento. Ela gostaria que alguém libertasse o segredo, que a libertasse do peso de um segredo não revelado. Por isso ela fez as bolhas de vidro: é um material frágil, um material que pode ser quebrado facilmente, mesmo por engano. Isso dá ao segredo uma chance de ser revelado um dia, e isso demonstraria o que acontece na vida normal com os segredos: por mais que você tente guardá-los, por mais doloroso que seja fazê-lo, eles provavelmente surgirão à tona no final.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS