Opinião

Fermentados – Pipo Gurjão

Quer ter imunidade alta, longevidade e felicidade? A OMS considera a microbiota intestinal como um novo órgão. Temos 10 vezes mais bactérias em nosso corpo do que células, elas são essenciais para a absorção de vitaminas, minerais e proteínas. O intestino é o principal responsável pela produção de serotonina. Você sabia que um kombucha ou um kefir podem te deixar bem mais feliz? Cuide da sua flora intestinal, evite produtos químicos, procure comer orgânicos e principalmente os fermentados!

Kombucha! Quem já provou? Pense em uma bebida gostosa! O primeiro relato de sua produção é de 221 a.C., durante a dinastia Qin na China. Você pode produzir a sua, controlando a potência e o sabor. Use e abuse das frutas para obter aromas e cores lindas!

Mel orgânico é uma maravilha da natureza. Além de delicioso, esse anti-inflamatório natural já vem pronto. Possui 13 lactobacilos vivos, várias bifitobactérias e 1 bilhão de unidades formadoras de colônia por grama. Sua fermentação ocorre nos estômagos das abelhas.

Vinagre de maçã é um alimento versátil, comum e barato. Rico em metionina, promove um verdadeiro detox no fígado. Vale a pena investir na qualidade de um orgânico na hora de preparar o melhor acompanhamento do churrasco, o vinagrete! Ops, agora fiquei em dúvida… lembrei de outros dois fermentados aos quais é atribuída a longa vida dos sicilianos: a cerveja e o vinho! Amoooo!

Nattô é a soja fermentada. Rica em vitamina k2 e b2, é considerada um superalimento. Em Okinawa, no Japão, é base do café da manhã e lá é comum pessoas com mais de 100 anos cheias de saúde. Não é coincidência, onde se come alimentos fermentados o povo envelhece bem. Pesquise sobre as “blue zones” e descubra os segredos de viver muito e com qualidade!

Kimchi é um acompanhamento coreano básico, lá não se faz refeição sem ele. Feito de acelga, pimenta, alho e caldo de peixe, vai com tudo, do desjejum ao jantar!

Tempeh é um grande coringa da culinária vegana da Indonésia. É produzido a partir de grãos de ervilha, feijão e principalmente de soja com cepas do fungo rhizopus. Altamente proteico, substitui com maestria as carnes.

O kefir é considerado o melhor alimento do mundo. Tem origem nas montanhas do Cáucaso é chamado de “grão da vida”. Suas propriedades probióticas dão o up na sua imunidade que você tanto deseja!  Dele pode ser feito iogurte, queijo e até pão!  É tão sagrado que ninguém vende. Procure no Facebook grupos de doação para você pegar sua “mudinha” e aprenda no YouTube como cultivar. É muito simples, fácil e de graça!

Viva a longevidade e a alegria! Saúde, muita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS