Opinião

Es Moli de Sal, Formentera – Pipo Gurjão

Es Moli de Sal

Acabei de voltar da Islas baleares, lá passeei de barco por Ibiza, Mallorca e Formentera, famosas por suas baladas, praias paradisíacas e muita história. De tudo que vi, o local mais bonito foi o restaurante Es Moli de Sal. A casa, além de ter uma comida deliciosa, é de frente para uma das águas mais azuis e transparentes que já vi na vida. Tive o prazer de ser recepcionado pelo proprietário Juan Yern Mayans, um figuraça carismático que nos acolheu com muito carinho, simpatia, na melhor mesa da casa, com uma garrafa magnum da champagne Perrier Jouet e um papo encantador!

Sentar de frente para esse mar lindo vendo os iates e veleiros se movimentando é tudo de bom, mas mergulhar nessa água quentinha, cheia de peixes e corais e voltar para uma boa comilança foi melhor ainda!

A especialidade da casa não poderia ser outra que frutos do mar, cigalas, erizos del mar e cangrejos são exemplos de iguarias pescadas ali mesmo. 

Almejas a la marinera, uma gostosura! Sempre que você comer algo preparado com vinho, procure harmonizar com o mesmo vinho do preparo. Parece redundante, mas não, só realça mais ainda o sabor.

Paella de carabineiros. Sim, a original é desse jeito, uma fina câmara de arroz que vai tostando e ficando bem crocante, criando o famoso sucarrat. Nada a ver com o que servem no Brasil.

Ostras de três oceanos. Achei muito interessante provar e sentir a sutil diferença dessas joias do Pacífico, Atlântico e Índico. Elas chegam todos os dias nessas caixas de madeira.

Bogavante é esse crustáceo parecido com a lagosta, com o plus de ter essas patolas suculentas, doces e deliciosas! 

Hierbas Mule é perfeito para acompanhar os mariscos. Sua acidez e complexidade de aromas preparam sua boca com perfeição para a próxima garfada. Um brinde à vida, à beleza natural de Formentera e as delícias do Es Moli de Sal! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS