Jornal Impresso

Editorial O Otimista: Turismo e futuro econômico do Ceará

A reorganização do setor está renivelando variáveis / Setur-CE

Um dos termômetros mais sensíveis da atividade econômica, a indústria do turismo caminha, a passos firmes e largos, para um desfecho positivo neste primeiro semestre de 2022. O trade teve saldo positivo de 85,7%, na média nacional, quando comparado o mês de abril deste ano com o mesmo período de 2021.

No Estado do Ceará, o resultado foi ainda melhor, conforme O Otimista destacou na última quarta-feira (15). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, na mesma base de comparação, o turismo cearense alcançou o melhor resultado do País, com crescimento de 135,8%.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) confirma que a geração de receitas no setor está, finalmente, próxima ao nível anterior à crise sanitária. São sinais muito promissores. Particularmente, por se tratar de uma das primeiras cadeias de atividade atingidas pelo isolamento social – e uma das últimas a ser retomada.

A alta performance não acontece por acaso, como demonstram os esforços continuados do poder público e da iniciativa privada. Nesse sentido, há de se registrar o papel de liderança exercido pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur) e entidades representativas do segmento.

Ao paralisar o turismo, em escala global, a pandemia acabou empurrando muitos players para fora do mercado. Alguns não estão conseguindo voltar. Em certa medida, a reorganização do setor está renivelando muitas variáveis. É onde entram alguns dos diferenciais competitivos cearenses.

O Estado não ficou aguardando o lento processo e os resultados finais do controle pandêmico. Como ressalta o titular da Setur, Arialdo Pinho, os índices do Estado no turismo “são reflexo de um trabalho constante de promoção do destino Ceará nos mercados prioritários, nacionais e internacionais”.

Também deve ser considerada a profissionalização dos demais agentes envolvidos – da infraestrutura aeroportuária ao dinamismo da rede hoteleira, assim como a capacitação e apoio a quem trabalha, empreende e investe no meio.

Considerados estes e outros pontos, vislumbra-se que o avanço do turismo cearense, registrado nos últimos meses, é mais do que um recorte do presente: pode ser uma grande janela, de onde se olha o futuro econômico do Ceará.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS