Opinião

Editorial O Otimista: Biodiversidade: todos são parte

Preservar é uma missão desafiadora. Mas exequível / Divulgação

Neste domingo (22) é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), há exatas três décadas, a data convida a uma reflexão sobre a importância do respeito, defesa e preservação de todos os ecossistemas do planeta.

Disparado há trinta anos, o alerta sobre o fim da viabilidade da vida na Terra, da forma como a conhecemos, vem ficando cada vez mais forte. De lá para cá, foram declarados diversos esforços, cujos resultados vêm ficando aquém do alcance, até 2030, dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Entre as metas estão a universalização de água potável e saneamento, energia limpa, cidades sustentáveis, consumo consciente, ação contra alterações climáticas etc. Tudo isso, somado à educação ambiental, inovação industrial, instituições eficazes e parcerias pode gerar uma sociedade saudável e menos desigual.

É uma missão desafiadora. Mas exequível. Até mesmo porque não há, no horizonte, um plano B. Pelo contrário. As pressões crescentes, provocadas pela redução da biodiversidade, mostram que os recursos naturais estão num gráfico de esgotamento para além da capacidade de reposição. A boa notícia é que já é perceptível uma nova consciência – com resultados animadores, embora ainda tímidos – nessa nova jornada da humanidade.

Conforme a repórter Lara Veras detalha à página 10 desta edição, precisamos, urgentemente, de atitudes que revertam as perdas e reconstruam o equilíbrio. Significa, na prática, a necessidade de políticas públicas que amarrem governos às responsabilidades com o futuro, associadas a iniciativas de empresas e indivíduos.

Nesse sentido, e confiantes de que, para além das palavras, o exemplo arrasta pessoas para a causa, nós, que fazemos o Grupo Otimista de Comunicação, temos um encontro marcado no próximo dia 28, na praia do Náutico, em Fortaleza, para a 3ª edição da ação Praia Limpa Otimista.

Muito mais do que estilo de vida saudável, trata-se de uma pequena contribuição simbólica, que nos insere neste gigantesco movimento de mudança. Reforçamos aqui, portanto, o convite feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, no Dia Internacional da Biodiversidade, em 2021: “Vamos todos ser parte da solução”.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS