Opinião

Domingos Filho e Zezinho Albuquerque montam grupo político para aumentar influência – Roberto Moreira

Ex-vice governador do Estado comanda hoje segundo maior grupo político do Ceará (Foto: Divulgação)

A política é uma espécie de corrente, com elos políticos, ou seja, é feita com aliados, simpatizantes, lideranças políticas, empresariais, de classe, movimentos sociais e comunitárias. A articulação é complexa, exige habilidade no trato com todos os segmentos para formatar uma plataforma de poder. No Ceará, Cid Gomes, de forma inteligente, mantém esse grupo em sintonia, não é fácil.

Nas últimas eleições, políticos da costela do grupo de Cid foram criando novos apêndices, construindo caminhos, sem fugir do comando, apenas movimentos para ampliar espaço no governo, mostrar que podem contribuir de forma mais efetiva e sentar à mesa de decisões. Zezinho Albuquerque e Domingos Filho estão pautados nesse projeto de construção de seus grupos políticos, batendo cabeça e se enfrentando no sertão.

Experiente e habilidoso, Cid Gomes observa tudo com seu radar sobre o mapa geopolítico cearense e aparentemente não põe freios, evita crises.

Zezinho Albuquerque e Domingos Filho já exibem publicamente e se apresentam como forças políticas. Albuquerque engordou para oito deputados estaduais a bancada do PP e Domingos Filho afirma controlar 28 prefeitos no Ceará. Em um ponto, Zezinho e Domingos se igualam, ambos controlam dois municípios. Eles empataram como líderes nas suas bases. Domingos tem a esposa carismática no comando da prefeitura de Tauá e Zezinho tem a filha, jovem liderança popular governado sua terra natal, Massapê. Até onde pretendem ir não se sabe, mas sonham em espaço majoritário na chapa de 2022 no Ceará, onde PDT e PT são protagonistas.

Domingos e Zezinho votam em Ciro para presidente ou em qualquer candidato que o grupo apoiar, mas buscam um lugar ao sol na chapa para o governo do Ceará ou Senado. Eles sabem que o Roberto Cláudio foi construído para a disputa ao governo no próximo ano e sabem que o governador Camilo quer o lugar de Senador, mas sabem que muitas vezes o processo político cria novos caminhos.

O mais interessante nessa audaciosa investida de Domingos e Zezinho Albuquerque é que os dois se tornaram adversários, não se falam, mas são amigos do chefe.

Cirilo: “O homem é o Tasso”

O prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, diz que Ciro Gomes é o mais preparado de todos os candidatos, mas tem dificuldade para unir as lideranças políticas no seu entorno. “Se não for o Ciro, só o Tasso conserta o Brasil e põe a casa em ordem”. Segundo Cirilo, Tasso tem uma obra política marcante, é só olhar para o Ceará em todas as áreas.

Evandro Leitão pede pressa

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão leva deputados a votar projetos de urgência sem problemas com os colegas. Deputados pediram mais tempo para analisar projetos do governador Camilo Santana em maior prazo. “Os pacientes com Covid não podem esperar e o combate ao Coronavírus é urgente”.

Tratorada do Valim

Na próxima semana, o prefeito de Caucaia , Vitor Valim, dará início a obra de desobstrução do centro de Caucaia. Uma fábrica fechada há vários anos, dará lugar a continuidade a via que corta o centro do município de Caucaia. Promessa feita, promessa cumprida. O dono do terreno não gostou, mas topou.

Ciro Gomes repaginado

Ciro diz que Bolsonaro vai fazer papelão na cúpula de líderes sobre o clima nesta quinta-feira. O mundo verá o homem da loto serra, de duas conversas e genocida. Ciro está gravando vídeos com textos elaborados, bem refugiados, com qualidade de cenário, luz e guarda roupa apropriado. Ciro, se seguir essa produção vai crescer nas pesquisas.

Gilmar Bender vai trocar PDT pelo PSD

Político já disputou Prefeitura de Juazeiro (Foto: PDT/ Divulgação)

O empresário gaúcho Gilmar Bender que Juazeiro do Norte o recebeu e fez dele um milionário, deve disputar mandato de deputado federal em 2022, segundo o presidente do PSD Domingos Filho. A legenda o aguarda. Bender é filiado ao PDT e rompeu com o partido na eleição municipal ano passado, que tirou sua legenda para apoiar Arnon Bezerra, enquanto Bender apoiou publicamente o atual prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS