Opinião

Delícias japonesas (2) – Pipo Gurjão

Nikuman

Mesmo fugindo do que é trivial, foi impossível caber o básico da gastronomia nipônica em uma só coluna. Você sabia que Tóquio é a cidade mais condecorada com estrelas Michelin em todo o planeta? Quem diria que o guia francês faria tamanha desfeita com Paris, hein! Vamos continuar a descobrir mais gostosuras desse país?

Nikuman é um tipo de pãozinho cozido no vapor e recheado de carne suína. É bem típico de lojas de conveniência e botecos… como a nossa coxinha!

Yakiniku é o churrasco deles, a diferença é que a carne é finamente fatiada e uma churrasqueira pequena é disposta sobre a mesa para que você mesmo asse. A carne de Kobe é a mais apreciada, por seu marmoreio de gordura. 

Unagi é uma enguia de rio. Geralmente preparada no estilo kabayaki: caramelada com um molho doce e defumada no carvão.

Takoyaki é um bolinho de polvo com gengibre em conserva. Deve ser consumido extremamente quente e coberto com molho tamago-no-mono, algas aonori e lascas de atum.

Higashi são doces feitos de açúcar e farinha de feijão. O design é muito importante e muda de acordo com a estação.

Taiyaki é uma espécie de biscoito em forma de peixe dourado, geralmente vendido em barracas de rua. Pode ser recheado com pasta doce de feijão branco, batata doce, creme ou compotas.

Shochu é uma bebida feita de arroz, trigo sarraceno, cana de açúcar e batata doce. Muito usado em coquetéis com frutas e chás. Um brinde à vida e às delícias japonesas! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS