Opinião

Cote d’Azur – Pipo Gurjão

Tarte tropézienne

Riqueza, sofisticação, boa vida e gastronomia! Acabei de voltar de lá e essas palavras representam bem a Riviera francesa. Saint Tropez, Antibes, Cap Ferrat, Mônaco e Cannes são exemplos de cidades frequentadas pelos milionários e jet setters internacionais no verão. Os badalados beach clubs agitam sofisticados almoços ao som de DJs. Trufas negras em cima de quase tudo, camarões enormes, foie gras e caviar são itens básicos dos menus. Champagnes de até 90 mil euros são estouradas com facilidade, sempre carregadas por gente nova, bonita e fantasiada, um verdadeiro enxame! Jatos privados e Iates enormes disputam preciosas vagas. Um luxo só! Vamos mostrar agora delícias tradicionais da região de Provence.

Tarte tropézienne, bolo recheado de creme com glacé por cima. A pâtisserie ficou famosa graças à Brigitte Bardot no filme Et Dieu… créa la femme, em 1955, na cidade de Saint Tropez.

Pissaladière, feita com massa de pão e coberta por cebolas caramelizadas, azeitonas e filés de anchovas.

Escargots, temperados com com aioli e ervas.

Caviar d’aubergine, creme de beringelas assadas e temperadas com tahine, entradinha mais comum dos bistrôs.

Anchoiade, molho feito com anchovas, azeitonas pretas, alho e azeite. Acompanha legumes crus e cortados em tirinhas.

Daube, vitelo cozido lentamente com vinho, cenouras, alho, azeitonas e ervas.

Côtes de Provence, certamente entre os melhores rosés do mundo. Visitei a pequena vinícola Minuty e tive a oportunidade de colher do pé e provar as uvas Grenache, Cinsault e Syrah. Ponha umas pedrinhas de gelo, deguste com o chèvre local, o Picodon. Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS