Opinião

Conheça os novos termos da moda sustentável! – Lívia Saboya

Seja nos looks e maquiagem de carnaval, nos tapetes vermelhos de premiações internacionais ou nas semanas de moda pelo mundo, a principal palavra de ordem do momento é definitivamente SUSTENTABILIDADE!

Para tornar-se uma consumidora de moda mais consciente é válido entender mais sobre o assunto! Por isso, hoje compartilho aqui alguns dos principais termos da moda sustentável e o significado por trás deles. Vamos lá?

1- Upcycling – o conceito propõe dar novos usos a peças antigas! Aqui a calça se transforma em short, o blazer vira vestido e retalhos de um vestido viram bolsa! Reciclar, reutilizar e aproveitar o que poderia ir para o lixo faz parte desse conceito.

2- Slow Fashion – na contramão das fast fashion com tendências efêmeras e roupas de baixa qualidade e quase “descartáveis”, o movimento slow fashion propõe mais consciência socioambiental da produção às vendas, com preços que incorporam custos sociais da produção e valorizam produtores locais. São peças produzidas em pequena ou média escala, mais atemporais e únicas para quem consome!

3- Fairtrade – Comércio justo! As marcas certificadas como “fair trade valorizam seus produtores e funcionários, respeitando normas trabalhistas, observando salários justos e promovendo melhorias para a comunidade como um todo, além de inserirem ações sociais em suas campanhas e vendas. A brasileira Osklen é um ótimo exemplo deste tipo de empresa de moda!

4- Zero waste – o termo significa “desperdício zero” e se refere principalmente ao aproveitamento da matéria prima, como tecidos e aviamentos. Isso acontece principalmente na modelagem de peças, mas também envolve gastos com energia e água na produção!

Com mais informações fica mais fácil aliar o nosso consumo às necessidades do meio ambiente. Vale a pena saber de onde aquela roupa ou bolsa linda veio e, claro, pra onde ela vai depois de ser usada. O planeta agradece!

INFLUENCERS

A semana de moda de Milão ganhou um toque de glamour da nossa terra. O motivo? A presença das influenciadoras de moda cearenses Paulinha Sampaio, Nicole e Natasha Pinheiro (@paulinhasampaio, @nicolepinheiro e @natashapinheiromg, respectivamente). Acompanhadas por Alice Ferraz, as integrantes do FHits investem em looks clássicos com pinceladas de ousadia e conferem de pertinho alguns dos principais desfiles de marcas como Moncler, Pucci e Aquazurra, compartilhando nas redes muito conteúdo de qualidade!

ECO BRILHO

Ainda dá tempo de correr e garantir seu glitter ecológico para o carnaval! O lançamento da Vult vem em 4 tons, é vegano, livre de plásticos e pode ser usado nos olhos, boca e corpo. Amamos a novidade (@vult)!

DICA FASHION

Must have da semana: os tênis e sapatos customizados com pedraria pela designer de acessórios cearense Larisse Sales (@larissesales). Cada modelo é único e exclusivo e customizado artesanalmente. Uma verdadeira joia para os pés!

 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS