Opinião

Comidas da Ucrânia – Pipo Gurjão

Borsch

O país está em evidência desde que foi brutalmente invadido. O conflito não é exatamente deles, é uma disputa de poder entre a Rússia e a Otan que vem se expandindo pelo leste europeu e se aproximando das fronteiras da nação com maior poder destrutivo do mundo. O que os Ucranianos comem no dia a dia? Quais os sabores, aromas e preparos fazem parte da cultura deles? Vamos viajar?

Borsch é uma sopa de beterraba com batatas, repolho, tomate, cebola, alho, aneto e nata azeda.

Vareniki é um bolinho de trigo que pode recheado com carne, purê de batatas queijo, repolho, morango e, nesse caso, cereja.

Pampushka é um pãozinho de trigo ou centeio, acompanhamento tradicional do borsch.

Kompot é uma bebida de frutas secas ou frescas, as favoritas são: maçã, damasco, pera e framboesa. Comumente adoçada com mel.

Salo é um tira-gosto feito de gordura de porco defumada. Acompanha pão e vinagrete de cebola. Uma combinação clássica da vodka!

Okroshka é uma sopa fria típica do verão, feita com cebolinha, pepino, endro, rabanete e ovo. Sua base é pão de centeio fermentado em água.

Syrniki é uma panqueca de queijo cottage frita que leva ovos, farinha, açúcar e é geralmente servida com frutas.

Kvas é uma bebida fermentada caseira de sabor agridoce feita de pão. Um brinde à vida e à volta da paz na Ucrânia. Saúde, muuuita saúde!

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS