Opinião

Comida ancestral cearense – Pipo Gurjão

Curral

Você sabe o que os povos originários cearenses comiam? Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potiguara, Tapeba, Tabajara, Tapuia-Kariri, Tremembé, Tubiba-Tapuia e Tupinambá são os 14 povos indígenas do nosso estado. O que tinha aqui antes das invasões forasteiras? Do que se alimentavam? Muitas comidas que hoje são típicas nem existiam na nossa terra quando aqui viviam somente eles. Vamos dar uma espiada?

Curral é o sistema mais inteligente e sustentável do mundo de pesca! A genialidade destes povos até hoje não consegue ser alcançada. Cada local é construído de forma única. Na maré baixa eles entravam, escolhiam o que queriam comer e soltavam o restante. Eu, se pudesse, pegaria umas carapebas e faria uma sopa deliciosa!

Caranguejo é a melhor comida de todas, nada supera essa iguaria! Nos mangues não é difícil pegar, pois vivem aos milhares. Só precisa de água do mar e uma panela de barro para cozinhar essa delícia.

Ingá é uma fruta docinha presente no maciço do Baturité. Por ali, os Tapuias caçavam tatus, lagartos, aves e também pescavam nos riachos.

Amendoim já era pilado pelos nossos ancestrais. Essa gostosíssima oleaginosa era uma importante fonte de gordura vegetal e sabor. Estou imaginando uma paçoquita adoçada com mel de jandaíra! Hummm!

Pamonha é um clássico da nossa terra, o milho sempre foi uma importante fonte energética na nutrição ancestral. Deveria ser ainda mais gostoso feito com as espécies nativas e com aquele gostinho de fumaça da lenha local.

Beiju é feito com a fécula de mandioca lavada e coada em redes, era assada sobre um forno de barro. Quando criança, tive o prazer de ver o processo original sendo executado nas famosas farinhadas.

Caju é um fruto da caatinga e era largamente usado para alimentação. Suas castanhas já eram torradas e seu suco fermentado e transformado em bebida alcoólica, o mocororó, que era servido em rituais de torém, toré e festejos! Um brinde à vida e à comida ancestral cearense! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS