Opinião

Cocó – Pipo Gurjão

Parque do Cocó

O pulmão de Fortaleza tem 11.552 km² de área e é o quarto maior parque ecológico da América Latina. Vai desde a fronteira com Maracanaú até a foz do rio na Sabiaguaba, percorrendo 15 bairros da Capital. Tem uma variedade de cinco ecossistemas: dunas, manguezais, caatinga, planícies litorâneas e planícies flúvio-marinhas. O manguezal é poderosíssimo quanto à produção de alimentos e regulação do clima, além de ser um grande “berçário” natural, chega a sequestrar cinco vezes mais carbono do que florestas e barreiras de corais. Você pode explorar essa maravilha de barco ou a pé por suas trilhas. Moro no Cocó e minha casa recebe constantemente a visita de vários animais, é uma delícia! Vamos ver que bichos você pode encontrar por lá?

O topônimo Cocó é o plural do termo tupi antigo kó, que significa roças dos povos indígenas que plantavam nas vazantes do rio.

A Iguana pode atingir até 180 cm e é herbívora. Aqui em meu jardim elas amam comer as folhas e frutos do pé de jamelão.

O guaxinim dorme de dia em árvores ocas e sai para comer insetos, lesmas, camarões de água doce, rãs e cobras, das quais eles não têm medo, pois são imunes ao seu veneno.

O Pica-pau-carijó tem uma língua pegajosa, especialmente adaptada para capturar formigas e cupins. Executa o famoso barulho batendo o bico nos troncos das árvores para marcar território.

Os soins vivem em bandos e são lindos de se ver, gostam de frutas e seivas das árvores, dormem nos galhos em posição horizontal e se comunicam além dos sons por um extenso repertório de comunicação gestual.

Aratu-vermelho você vê aos milhares nas terras molhadas da beira do rio. Se alimentam de animais em decomposição, frutas e plantas.

A raposa tem entre 70 e 80 cm e se alimenta de frutas, insetos e pequenos vertebrados. É importante conscientizar a população que animais silvestres não devem ser alimentados. Estão perdendo suas habilidades de caça de tanta ração de gato que dão para elas.

Você sabia que pode fazer passeio de barco pelo rio Cocó? Você aprecia toda natureza do mangue por 2 horas e termina com um maravilhoso banho na sua belíssima foz! Um brinde à vida e à natureza de Fortaleza! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS