Opinião

Ciência e sociedade se encontram na UFC

Por
Rodrigo Porto

Entre os dias 1º e 3 de dezembro próximos, a Universidade Federal do Ceará realiza mais uma edição de seus Encontros Universitários (EUs). Trata-se do maior evento de difusão de conheci- mento acadêmico do nosso Estado, com a apresentação de quase 5.000 trabalhos por estudantes, professores e técnicos da UFC.

Com o tema “Ciência e sociedade se encontram na Universidade”, o evento deste ano ressalta o papel central da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento material, social e ecológico da humanidade, ao mesmo tempo em que coloca a Universidade no fulcro da difusão, produção e aplicação do conhecimento.

O evento já é uma tradição: iniciado em 1982 como Encontro de Iniciação Científica, nem mesmo a pandemia de covid-19 interrompeu sua continuidade, oportunidade na qual foram realizadas edições virtuais, mesmo formato da presente edição.

Hoje os EUs são constituídos de uma gama de eventos paralelos com distintos focos. O Encontro de Iniciação Científica, que deu origem a tudo, chega à sua 40a edição, enquanto o Encontro de Iniciação à Docência e o Encontro de Extensão chegam à 30a edição cada um. Ao longo dos anos, os EUs se expandiram e nesta edição oferecem diversos subencontros: o de Pesquisa e Pós-Graduação; de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; de Iniciação ao Empreendedorismo e Inovação; de Docência do Ensino Superior; de Cultura Artística, dentre outros. Um conjunto de plenárias a serem proferidas por cientistas e representantes da sociedade civil de destaque tratará de temas como a pandemia do coronavírus, inteligência artificial, retomada da economia e mudanças climáticas. A programação completa pode ser acessada no sítio http://sysprppg. ufc.br/eu/2021/. A participação é gratuita e aberta ao público.

Os EUs têm cumprido a importante missão de comunicar o fazer acadêmico da UFC. A sociedade demanda das entidades universitárias que apresentem, de forma clara, os conhecimentos criados e como estes impactam a vida das pessoas. Neste sentido, os EUs são, ao mesmo tempo, uma forma de prestação de contas e um amplo convite para que a população que nos financia participe ativamente dos rumos finalísticos de nossa Instituição.

Francisco Rodrigo Porto Cavalcanti é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS