Opinião

Cebola – Pipo Gurjão

Principal tempero vegetal do planeta, está presente em todas as culturas e países. É uma síntese da gastronomia! Aonde quer que você vá, se o prato é salgado, a chance de ter cebola nele é grande. Quando a comida é cozida aí é que esse ingrediente ganha ainda mais destaque. Sua aptidão para molhos, sopas e caldos é inegável. O que seria da culinária sem esse bulbo? Difícil imaginar!

Allium cepa é seu nome científico. Rica em flavonóides possui potencial efeito antioxidante, anti-inflamatório, analgésico e protetor cardíaco. Sua quercetina ainda tem propriedades antivirais e promove melhoria no sistema imunológico.

Anéis de cebola empanados e fritos ficam a cada dia mais populares. Tem um segredo: nunca salgue a cebola, e sim a farinha!

Boteco sem calabresa acebolada não existe! Fácil e rápido de fazer, finalize flambando com cachaça. Com as chamas e o aroma, seu prato passa de ordinário a charmoso!

Caramelizar é simples, é só dourar com manteiga em uma frigideira. Os açúcares da própria cebola se ressaltam e o efeito adocicado realça muito o seu cheeseburguer!

Farofa sem ela não tem graça! Não tem erro, seja mais para crua ou mesmo torrada, fica incrível. Mais brasileira é impossível!

Nunca vi pizza com cebola na Itália. A portuguesa é uma paixão nacional, uma verdadeira declaração de amor ao vegetal!

A sopa tem seus meandres, é simples, mas demorada. Quanto mais tempo de cozimento melhor. Se puder deixar quatro horas em fogo baixo verá a recompensa no sabor! Um pão excelente de fermentação natural faz toda a diferença. Abra uma garrafa de pinot griggio, brinde à vida e à alegria de comer bem. Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS