Opinião

CE é referência nacional em segurança hídrica

Por
Acrísio Sena

A política de recursos hídricos no Ceará transformou o Ceará em um dos estados mais resilientes aos períodos de seca. Os indicadores desse sucesso podem ser encontrados no Relatório de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará. O documento foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, atendendo requerimento da Comissão de Desenvolvimento Regional e Recursos Hídricos da Casa. O balanço se torna mais importante pelo momento atual de escassez de água. Estes levantamentos favorecem no processo de captação, abastecimento e distribuição de água.

O Relatório evidencia porque nossa gestão de recursos hídricos é referência nacional. O Sistema de Recursos Hídricos do Ceará, composto pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mostra um trabalho consistente.

Dentre as ações, destacam-se: planejamento e construção de barragens, como as de Beberibe e São Luís do Curu; perfuração de 8.745 poços profundos nos municípios do interior entre 2015 e 2021, com a instalação de chafarizes e de 252 dessalinizadores; monitoramento dos reservatórios de água; operação e manutenção da infraestrutura hídrica e segurança de barragens; mapeamento dos espelhos d’água e das águas subterrâneas; além de um complexo sistema de informações, que inclui: Atlas dos Recursos Hídricos, Portal Hidrológico, Monitor das Secas e Sistema de Radares.

É preciso destacar também grandes projetos estruturantes. O Projeto Malha D’Água, por exemplo, possui 35 sistemas adutores, somando 688km, abrangendo 178 municípios. Há também o Cinturão das Águas encaminhando água para todo o Estado. O sistema Jati-Cariús deve ­ car pronto até 2023, permitindo que as águas do São Francisco cheguem ao Castanhão e ao Orós – 75 dos 145km já estão concluídos.

Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Recursos Hídricos e parlamentar atento às demandas por água, reconheço que temos um sistema de recursos hídricos de excelência, fundamental para amenizar os efeitos da estiagem. O povo cearense agradece!

Acrísio Sena é deputado estadual (PT-CE)

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS