Opinião

Caranguejo – Pipo Gurjão

Minha comida favorita! Tenho verdadeira paixão por esse alimento. Quando morava na Inglaterra, ia para a Harrods não para apreciar as roupas, artigos esportivos ou eletrônicos de ponta. Minha atenção se voltava toda para o setor de comidas, em especial o de frutos do mar. A salada com quatro tipos de caranguejos era quase sempre minha pedida, uma taça de Mersault e eu tinha feito o melhor programa do mundo. No Joe’s Stone Crab Miami, na KaDeWe em Berlim, na cervejaria Ramiro em Lisboa e em muitos restaurantes da minha amada Veneza e de Bangkok, também repeti minha brincadeira favorita. Sempre uma glória!

King crab ficou conhecido por muitos através do reality show “Pesca Mortal”, onde a profissão mais perigosa do mundo, a dos pescadores de caranguejo do Alasca, foi dramatizada. Um caranguejo desses custa entre R$ 600 e R$ 1 mil na importadora aqui em Fortaleza.

Stone crab é tudo de bom, desse jeitinho da foto, no gelo, com no máximo umas gotinhas de limão! É tão delicioso que não se deve mexer. Típico caso em que menos é mais!

Guaiamum é a mais conhecida espécie brasileira, os fortalezenses consomem uma quantidade absurda do crustáceo. Chegam vivos aos caminhões na Praia do Futuro. Tem até dia, a tão esperada quinta-feira! Servidos com molho quente de leite de coco, cebola, pimentão e bastante cheiro verde.

Das neves é esse de patolas pontudas. Em um cruzeiro pela Ásia, passei 19 dias comendo essa maravilha no café da manhã, na proa do barco! O chef tentava imitar o molho cearense a meu pedido.

Siri é essa espécie mais achatada e com as patas traseiras que mais parecem nadadeiras. Muito comido no Sudeste e Sul do Brasil. Quem nunca provou uma casquinha dele nos bares do Leblon não sabe o que está perdendo.

Vinho ou cerveja? As duas harmonizações vão muito bem, o que vai definir qual a melhor é o molho. Quando vai somente no gelo, um chardonnay; se for na manteiga de alho, um sauvignon blanc mais ácido cai melhor. Se for muito temperado no estilo creole ou mesmo nordestino, a cerveja reina e não tem outra, tem que ser loura, suave e gelada! Saúde, muuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS