Opinião

Camilo recebeu os prefeitos do Ceará e todos pediram areninhas e brinquedopraça

Equipamentos esportivos são sucesso de gestão e afago político (Foto: Ascom/ GE)

Política pública quando funciona é como vacina na veia, faz bem. O governador  Camilo Santana encerrou na segunda-feira, 09/08, a agenda onde recebeu os 184 prefeitos e mais os três recentemente eleitos em Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca. Foram diálogos onde os prefeitos tiveram a oportunidade de se fazerem acompanhar do presidente da Câmara de Vereadores e do seu deputado estadual e federal. Foram muitos os pedidos, mas chamou a atenção, como destaque, o pedido de praticamente todos para a construção de areninhas e brinquedopraças.

Na sua conversa semanal via internet com a população, o governador comunicou que vai atender os prefeitos, colocando areninhas e brinquedopraças em todos os municípios. Camilo foi generoso, decidiu que municípios com mais de 20 mil habitantes terão duas areninhas e com mais de 50 mil habitantes receberão 3 areninhas.

A generosidade do governador tem objetivos: ocupar as crianças para que fujam da ociosidade, e os adultos preencherem o tempo de folga com o lazer da prática de esportes. O governo do estado descobriu que as praças esportivas ou areninhas são usadas para caminhadas, aulas de educação física e competições entre moradores. As areninhas são uma realidade como projeto de atendimento as necessidades das crianças aos adultos.

Do ponto de vista político, as areninhas cravam a presença do poder público dentro das comunidades, principalmente nos locais mais vulneráveis. Para o governante, fica o legado de ter promovido o bem estar dentro do conceito de virada social, ou seja, tirou da mente da juventude outros pensamentos, como o do mundo das drogas. É importante ressaltar que, ao pedir as praças e areninhas, os prefeitos estão sendo interlocutores de demandas da sua clientela, a população das cidades que administram. É uma sinergia perfeita.

As areninhas surgiram na gestão Roberto Cláudio em  Fortaleza e as brinquedopraças no governo Camilo Santana, numa demonstração clara que a população precisa de muito pouco para concretizar seus sonhos numa comunidade. Os equipamentos se encaixam dentro da máxima que mostra a saída dos grandes talentos para o esporte saem da periferia das cidades.

O ex-governador e atual senador da República, Cid Gomes, quando governava o Ceará mandou construir pistas de skate em todas as cidades do Ceará. Quando foi construída a da Beira Mar em Fortaleza, a burguesia e a oposição criticaram duramente. O equipamento está sempre lotado. Outros estados e capitais copiaram o projeto das pistas de skate. O melhor, o skate entrou para os jogos olímpicos e jovem de comunidade carente do Maranhão, que aprendeu skate em praça pública, ganhou a medalha nos jogos. Fica claro o legado de popularidade de Cid Gomes junto aos jovens e aos estudantes. Camilo e Roberto Cláudio com certeza serão lembrados pelas brinquedopraças e areninhas.

Os ricos por trás do crime

Um estudo da ONG do Rio de Janeiro que atua na recuperação de adolescentes que entraram no mundo das drogas e até são usados para fazer entrega dessas drogas aos usuários, relataram que 90% dos consumidores são pessoas com alto pode aquisitivo. Mais  grave,  foi descobrir que muitos milionários financiam o negócio do tráfico. A ONG também identificou que a polícia perdeu o controle do monitoramento dos traficantes a partir da criação de facções.

André e Sarto

O prefeito José Sarto recebeu o presidente do PDT e deputado federal, André Figueiredo.  A pauta foi o debate em Brasília sobre a Reforma Tributária. Do jeito que o pacote foi feito e enviado ao Congresso pelo Ministério da Economia, os prefeitos não aceitam e consideram inversão de prioridade. Os prefeitos querem mais receita. Pelo projeto do ministro Paulo Guedes, a união segue ficando com a maior fatia da arrecadação,

Não tem golpe

O Brasil todos os dias assiste o presidente Bolsonaro ameaçar a nação com frases sobre fim das eleições, testando os limites da democracia e demostrando ódio ao se referir ao avanço de pré-candidaturas que apresentam maior intenção de votos do que a sua. Nesta terça-feira, Bolsonaro confirmou seu estado de desequilíbrio ao ordenar um desfile de tanques e blindados passando nos ministérios, no Congresso Nacional e na porta do Supremo Tribunal Federal. Senadores e deputados não gostaram.

Guilherme Sampaio renova o PT na Assembleia

O vereador Guilherme Sampaio, agora deputado estadual, não simboliza apenas mais um petista na Assembleia Legislativa.  A presença do presidente do PT no plenário da assembleia simboliza uma profunda renovação no discurso e um avanço na forma de atuar do PT. Esse processo tem a marca do governador Camilo Santana.

Evandro Leitão reage a Bolsonaro

Para presidente da AL-CE, democracia é melhor caminho (Foto: José Leomar)

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Evandro Leitão, considera atos de Bolsonaro ataques a democracia. Evandro Leitão (PDT), lamentou os constantes ataques à democracia e à Justiça Eleitoral por parte do Governo Federal. Para o parlamentar, a democracia é o melhor caminho em direção a um país igualitário, e não existe democracia sem entidades fortes. “Recentemente instituições têm passado por ataques violentos de autoria do presidente da República. Isso enfraquece a democracia de forma inequívoca”, salientou

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS