Opinião

Brasil Eco Fashion Week – Um show de moda sustentável e inclusão social – Livia Saboya

Brasil Eco Fashion Week

A possibilidade de vestir e viver uma moda mais sustentável, com novos caminhos de produção e novas soluções de comercialização, além da certeza de que é possível sim fazer moda “para todos”. Com o tema “Cocriar o Futuro”, a 6ª edição do Brasil Eco Fashion Week, que aconteceu de 1 a 6 de dezembro em São Paulo, mostrou tudo isso e muito mais, consolidando-se como um sucesso absoluto!

Com 20 desfiles, além de paineis e workshops, o evento apresentou iniciativas sustentáveis incríveis de marcas 100% brasileiras! Hoje compartilho algumas delas aqui.

Carbon Neutral – A Alme, marca de calçados 100% Carbono neutro do grupo Arezzo, apresentou o tênis “Carbon Neutro”, feito de EcoBambu (fibra composta de celulose de bambu) e TR Ecológico (versão verde da borracha termoplástica).

Upcycling – A coleção da marca Woolmay Mayden foi produzida inteiramente com jeans reaproveitado, além de incentivar modelagens e peças que ficam bem em todos os gêneros.

Fibra natural – O tururi, tecido de algodão cru de origem indígena, foi material-chave da coleção da estilista We’e’e’na Tikuna, recheada de desenhos e tramas produzidos a mão. Ela é natural do povo Ticuna, considerado o mais numeroso da Amazônia brasileira.

Anti resíduos – A marca Nuz apresentou peças confeccionadas com tecido tecnológico feito de fibra celulósica (fruto de reflorestamento) e acabamento com óleo de casca de arroz, que, segundo a marca, traz toque suave e durabilidade. Na produção, todo resíduo gerado também é transformado em novas peças.

Inclusão – A semana de moda contou com um desfile solidário bastante especial, promovido pela a influenciadora e ativista PCD Maju de Araújo, que contou com a presença de diversos artistas como Pequena Lo, Jessi Alves, Léo Picon, Júlio Rocha e muitos outros.

Empoderamento – Na Liberteees Brasil, o foco maior foi a estampa autorretrato, criada por mulheres em situação de cárcere sobre viscose certificada, com fibra de banana em sua composição.

O sucesso desta edição do Brasil Eco Fashion Week só prova cada vez mais que é possível sim fazer moda de altíssima qualidade e com forte apelo comercial, porém respeitando mais o planeta e diminuindo os impactos negativos causados na produção e comercialização.

E aí? Vamos aderir à uma moda mais “verde”?

BAZAR EDISCA

Achadinhos incríveis de moda, preços democráticos e uma oportunidade imperdível de fazer o bem! Segue até este domingo (11) a 3ª edição do Bazar & Brechó Solidário da Edisca! Com o objetivo captar recursos destinados à manutenção e continuidade dos programas institucionais e pedagógicos da instituição, evento ocorre das 13 às 22h, no piso L1 do @riomarfortaleza, e traz mais de duas mil peças à venda por preços bastante acessíveis, dentre roupas (adultas, infantis, masculinas, femininas), calçados e acessórios (bolsas, cintos, óculos, bijuterias). Fica a dica!

 No acervo de produtos, estão itens novos e seminovos de marcas locais, nacionais e internacionais arrecadados por meio de doações de pessoas físicas e de empresas. Os produtos podem ser adquiridos com pagamento em dinheiro ou cartão (débito ou crédito).

MODA DA TERRINHA

Um novo espaço colaborativo que abriga marcas incríveis da terrinha, com foco em produção artesanal, slow fashion e processos sustentáveis. Situada no coração da aldeota, a Vila Verde (@loja.vilaverde) é parada obrigatória para quem quer conhecer mais e apoiar a moda e o design cearenses. Vale demais a visita!

COR DO ANO

É oficial! O Viva Magenta é a cor de 2023. Anunciado pelo instituto Pantone esta semana, o tom de vermelho deve marcar presença constante nos lançamentos de moda, beleza, itens de decoração e também no universo digital ao longo do próximo ano. Já estamos de olho!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS