Opinião

Borgonha – Pipo Gurjão

Plateau de fruits de mer

Acabei de voltar dessa região incrível da França, a beleza dos campos de mostarda e vinhedos é estonteante. Vaquinhas deixam ainda mais charmosos os verdes pastos e as construções antigas nos lembram o quão ricas aquelas terras sempre foram. Gevrey Chambertin, Nuits- St- Georges, Vosne Romanee, Pommard, Chablis, Puligny Montrachet, Meursault e Vougeot são alguns vinhedos mais prestigiados do mundo. Vamos conhecer algumas iguarias perfeitas para harmonizar com esses vinhos fantásticos?                                                                            

Plateau de fruits de mer é com certeza meu prato preferido de toda a França. Amo exatamente assim, sem molho ou preparo algum, simplesmente cozido no sal e servido sobre gelo. Na Borgonha, ele ganha um tempero especial: os melhores vinhos brancos do mundo. Um grand cru de Meursault ou Montrachet eleva essas delícias à sua potência máxima!

Quenelle de brochet é um clássico Lyones. Nos Bouchons (restaurantes tradicionais) da cidade, o pedido é obrigatório. Aproveite o delicioso pão para finalizar o molho de cabeça de camarão.

Salada Lyonnaise leva ovo orgânico, que é uma das melhores comidas do mundo. Quando você junta com bacon e a leveza de uma folhagem crocante aí é o céu!

Bouef Borguignon é o nosso cozido, sendo que lá a carne do boi é bem macia e uma garrafa do melhor pinot noir do planeta vai na receita. Não tem como não ficar maravilhoso!

Terrine é uma técnica de prensar alimentos, e não uma receita específica. Mas quando você usa carnes fantásticas de porco, vegetais e fígado de ganso você só quer uma taça de vinho e mais nada na vida!

Gratin Dauphinoise é aquela comfort food dos sonhos, esquenta e aconchega a alma!

Tarte tatin é aquela sobremesa da vovó… simples e feita com amor. A escolha das maçãs é o mais importante. Pouco doce, é perfeita para terminar sua taça de Vosne Romanee! Um brinde à vida e às delícias da Borgonha.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS