Opinião

Birthdays – Sonia Pinheiro

BIRTHDAYS

As comemorações aniversárias prosseguem imperativamente na linha petit comité. Com todos os brindes – esperançosos – centrados em saúde, paz e o retorno à normalidade. E também com o previsível adeus à pandemia e o resgate da vida que segue, revestida por novos sonhos e projetos (fotos by Tapis Rouge).

Walder Ary – com Teresinha na picture – mudou de idade ontem.

Alfredo Bachá –no flash com Fabiana – sopra velinhas hoje.

Paulo Régis Botelho –no clic com Patrícia – fará aniversário amanhã.

SOMEWHERE IN TIME (I)

Ano: 2011. Em troca de figurinhas com a colunista, Lúcio Brasileiro (na foto com o friend João de Deus Costa Lima) traçava um portrait da crônica social no BR, centrada nos mitos dos anos dourados.

Para LB, a fase fulgurante de Ibrahim Sued foi na segunda metade dos anos 1950 em O Globo. “Depois foi perdendo criatividade. Sua maior qualidade como pessoa foi nunca ter desligado amigos das vacas magras, quando perambulava pelas noites do Rio de bolso furado, nem aqueles que o apoiaram na primeira hora, como Silveira da Bangu. Era porém um grosseirão, citando-se caso da pintora que lhe foi ofertar um quadro: “Aceito porém vai para o quarto da empregada”. Ou o prato que atirou no garçon do Copacabana Palace, hotel que hoje tem o seu busto na entrada, merecidamente. Em compensação, era generoso gorgeteiro e irredutível pagador de conta”.

Acrescenta Brasileiro: – Jacinto de Thormes foi o colunista social que mais me inspirou, todavia Ibrahim, indubitavelmente o maior de todos, marcando época inesquecível.

 GASTRONOMIA

Teve start no domingo a Semana do Bacalhau no Ibiza Cumbuco. Paulo Sérgio Santa Cruz e Armenuhi no comando. 

 REMINISCÊNCIAS

Apaixonado por Crateús, a terra-berço, de onde guarda doces lembranças de sua infância, o famoso advogado Estênio Campelo sempre que aterrissa em Fortaleza dá um jeitinho de esticar ao lugar em que nasceu e ponto de partida para a cap, em seguida RJ e, finalmente, Brasília. Lance curioso: em Fortaleza, pretendia estudar no Colégio Militar, e, no Rio, ingressar na Academia das Agulhas Negras, em Resende. E, então, o inesperado mudou tudo. E, em definitivo, quando passou a fazer política estudantil e a lutar pelo resgate da liberdade democrática nos chamados anos de chumbo.

Formado em Administração de Empresas e Direito, sua opção profissional, fez cursos de extensão na tradicional Sorbonne e na Universidade de Israel, em Jerusalém. No DF, abriu o Campelo Bezerra Advogados Associados, colecionando clientes poderosos em diversos pontos do BR (e inclusive no CE). Andréa e Guilherme, seus filhos, também são advogados. Uma história de puro brilho! No flash, com Ana Cristina (his wife) e os filhos Guilherme e João Gabriel.

TALENTO

De volta de Veneza, Thaís Albuquerque – ladeada no flash pelos pais, Micheline e Germano Albuquerque – está assinando lindos e super saborosos ovos de Páscoa, itens bem requisitados.

RELAX NO LOCKDOWN

O empresário João Soares Neto passa a sua receita de relax nesta árdua – e longa – fase de pandemia e consequente stay home. Para enganar o tempo, além do trabalho à distância ou home office e, por vezes, presencial via assinatura de documentos e ações necessárias, mergulha na leitura. Acaba de ler Neve, de Orhan Pamuk, Nobel de Literatura, em 2005. “Achei confuso e que a premiação foi mal escolhida. Teve política”.

Devorou também Diálogos Impossíveis, de L.F. Veríssimo. “Fácil, leve e previsível”. E a Origem do Estado Moderno, coletânea portuguesa, de 2000, Bíblia em Linguagem Contemporânea, de Eugene H.Peterson, “exageradamente adaptada”. Vê filmes no HBO e Netflix –“densos”. Assiste a jornais locais, lê Veja, confere blogs e TV (pouco).

DE SAUDADE

A partida do médico Francisco José Barros de Oliveira deixou família e seus inúmeros amigos de luto.

 PÁSCOA

Um domingo lindo, pleno de paz, saúde e esperança para todos.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS