Opinião

Baytna, libanês autêntico – Pipo Gurjão

Tebleh

Amo sentir cheiros e sabores pouco usuais. É sempre uma diversão ir a restaurantes étnicos, só de ouvir nomes diferentes já me dá uma alegria. Experimentar comidas de outros países é tudo de bom. Gera assunto, experiencia e momentos únicos desvendar o novo. Moderno no espaço e tradicional na gastronomia, chegou em Fortaleza o Baytna, um restaurante libanês autêntico.

Tebleh, carne crua temperada com cebola e hortelã, acompanha pasta de alho, azeite e grãos de romã. Aproveite com uma porção de pão árabe saindo da fornada, delícia!

Baytna quer dizer nossa casa. A varanda no piso superior é muito gostosa. O projeto é do arquiteto Mauro Wilson. Foram muito felizes na escolha do ponto, o shopping Buganvília além de badalado é muito charmoso!

O grelhado misto é um verdadeiro passeio pelo Líbano. Kafta, shish taouk, lameh, feijão, pasta de alho e homus. O cheiro das especiarias vai longe! Amei!

Kibe é uma paixão nacional. O deles realmente é muito gostoso, você sente a qualidade.

Greta e Chahe Talaskian são os anfitriões, o casal libanês é uma simpatia! “Fortaleza é a melhor cidade do mundo”, me disseram ao explicar sua escolha.

Falafel é um clássico, essas bolinhas de grão de bico são perfeitas para acompanhar uma cerveja bem gelada.

Homus, Baba Ganouj e a coalhada seca formam o trio básico de pastas libanesas. “Aqui fazemos a comida igualzinha à feita no nosso país”, contam os proprietários.

A carta de drinks é interessante e bem elaborada. Conseguiram fundir bebidas libanesas e cearenses. Tem um drink que junta Arak com cachaça, ganhou o nome da maravilhosa e cearense Cedro do Líbano! Um brinde à vida e às delícias do mundo! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS