Opinião

Barcelona – Pipo Gurjão

Paella de pulpo

Que cidade! Voltei agora em janeiro e foi mais que especial. Dias ensolarados com um friozinho de abrir o apetite. Tem tudo que eu mais amo: praia, história, arte, burburinho, cultura, natureza e muita vivacidade. As obras dos arquitetos Gaudí, Montaner, Cadafalch e Calatrava são riquíssimas. Sua língua, o catalão, dá também todo um charme especial. Isso sem falar na gastronomia que pulsa em cada esquina, seja em bares, bodegas e granjas despretensiosas ou em restaurantes sofisticados. Vamos conhecer alguns pratos típicos de lá?

Paella de pulpo é tudo de bom, o arroz queimadinho do fundo, o socarrat, é de comer rezando. Raspar o tacho acompanhando uma taça de verdejo é mais que obrigação!

Coca de Butifarra, feita com uma massa fininha, berinjelas, pimentões e a linguiça símbolo da Catalunha. Perfeito para começar a tomar um ribera!

Pa amb tomàquet é tão simples e delicioso. Peça um Jamòn Iberico 100% Bellota e essa maravilha já vem de acompanhamento.

Arròs negre de zamburiñas é fora de série. Feito com tinta de lula, consegue trazer todo o sabor do mar para a sua boca em uma só garfada. A doçura das vieiras é o contraste perfeito para um bom albariño!

Bacalao a la llauna é o lombo do Gadus Mohua frito com alho, pimentão, páprica e salsinha. Sua untuosidade pede uma cava!

Fideuá de bogavante lembra um spaghetti cortadinho preparado em uma paellera. Já o crustáceo parece nossa lagosta, com o plus de ter patolas!

Crema catalana é feita de leite, gemas, açúcar, amido de milho e canela com um crocante de caramelo. Eles alegam que o crème brûlée não passa de uma imitação! Harmonize com um bom jerez! Um brinde à vida e às delícias de Barcelona! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS