Opinião

Barbie – O filme que virou um fenômeno de moda e marketing pelo mundo! – Livia Saboya

Barbie

Pra onde olhamos lá está ela. Em um mundo inundado de rosa, a Barbie, a boneca mais famosa do mundo, finalmente ganhou seu próprio filme e se tornou novamente um verdadeiro fenômeno não só no cinema, mas na moda, no marketing e, claro, nas redes sociais! Mas o que causou tanto alvoroço e fez da boneca, símbolo de nostalgia e infância para muitas mulheres, objeto de desdém para outras, novamente o assunto do momento? Hoje, além do filme, a Barbie ganha uma coluna só pra ela!

O filme

A mistura de um elenco recheado de superestrelas como Margot Robbie e Ryan Gosling, um nome de peso tal qual o de Greta Gerwig na direção, a nostalgia que a imagem da própria Barbie desperta em todos que um dia brincaram de boneca e uma divulgação de peso transformou o live-action no filme mais esperado do ano. O motivo? Um misto de curiosidade com nostalgia e uma produção incrivelmente detalhista, que chegou inclusive a registar o estoque de um específico tom de rosa no mundo inteiro. De lá pra cá, um ano de teasers, trailers e um trabalho de marketing muito bem feito, conseguiram ir além do efeito desejado: cinemas lotados, um boom de consumo relacionado ao filme e muita, muita expectativa!

O figurino

Assinado por Jacqueline Durran, nome de peso na indústria cinematográfica, o figurino do filme “Barbie” é um show à parte! Para criar o figurino, a profissional bebeu diretamente na fonte do passado, recriando visuais icônicos da boneca, como o da primeira “Barbie Praia” de 1959! Já os looks da famosa cena da patinação no “mundo real” foram adaptadas da Hot Skatin’Barbie de 1994. O figurino contou não só com peças desenhadas e criadas especialmente para o longa, mas também com muitas peças garimpadas em brechós e saídas diretamente do acervo da Maison Chanel. Além do rosa, Durran brincou com uma paleta de cores que une doçura, feminilidade e diversão, como o lavanda, os tons de neon e o azul cerúleo que vestiu Ken em algumas cenas. Já nas estampas, reinaram o clássico xadrez vichy, o poá e peças com o monograma da Barbie engravados!

“Tudo” da Barbie

A expectativa do filme, bem como o sucesso do movimento Barbiecore na moda e nas mídias sociais, gerou uma avalanche também no mundo do marketing, fazendo com que mais de 100 marcas de diversos segmentos fizessem colaborações com a Mattel para lançar coleções de edição limitada ligadas ao filme da Barbie. São roupas, acessórios, tênis, hambúrger, maquiagem e muito mais, com direito a UNO temático da Barbie e muita pipoca cor de rosa, literalmente! Ultrapassando super heróis da Marvel, este é o maior exemplo dos últimos tempos, de um filme que sai das telonas para o mundo real com força total!

Barbiecore – Um fenômeno fashion

A chamada “Barbiecore” é uma tendência de moda Inspirada na boneca e que já vem surgindo desde 2022, quando surgiram as primeiras fotos da atriz Margot Robbie caracterizada como a boneca para o filme. Na tendência, o carro chefe claro é o rosa, mas misturado a outros elementos como roupas com frizzglitter e pelúcia. O estilo resgata uma estética divertida e ousada, com croptops gráficos, minissaias, bolsas minúsculas, grampos de cabelo de plástico e saltos plataforma gigantes. A tendência ganhou um desfile inteirinho em tons de rosa de ninguém menos que Valentino e, com o sucesso nas redes sociais, outras marcas foram seguindo e criando também suas coleções com o mesmo estilo, ganhando adesão de celebridades, influencers e meninas e mulheres de todas as idades pelo mundo todo!

Pelo visto, a boneca, que completa 65 anos em 2023, permanece viva, jovem e plena no imaginário popular, se tornando objetivo de desejo novamente até nas gerações mais novas, onde era apenas uma lembrança contada a filhas pelas mães!

Agora resta a pergunta: quem aí já preparou seu look todo pink pra conferir o lançamento mais esperado do ano?

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