Opinião

Azougue, um espaço independente gerido por artista – Aldonso Palácio

Iniciada em 2018, a Azougue é um ambiente imersivo em arte e outras experiências gerido e curado pelo diretor de arte e artista plástico Max Uchoa. Em uma casa construída em meados de 1950, próxima à Igreja do Cristo Rei, centro de Fortaleza, ele mescla espaços de criação, morada e exposição. O lugar tem uma vocação para arte urbana, mas pretende promover um trânsito de artistas visuais das mais diversas linguagens através de projetos, encontros e conexão com os apaixonados pela arte. Os eventos costumam agregar música e comidinhas vegetarianas. Já exporam por lá os artistas Célio Celestino, Leandro Alves (Filtro de Papel), Fabíola Fonseca, além do próprio Max Uchoa. A Azougue conta também com um acervo diversificado de obras à venda. 

Espaços assim, conhecidos como “artist-run spaces“, são importantes para a nova produção artística da cidade, pois gozam de liberdade e autonomia significativas para a experimentação e descoberta.

No período pandêmico, Max Uchoa aproveitou para fazer melhorias no espaço expositivo e colocar em prática o projeto de sua autoria Gotas Lunares, a próxima exposição confirmada para o local. Congregando a fotografia, a pintura corporal e a arte digital, as imagens resultantes flertam com a riqueza do barroco e enaltece corpos femininos, transmutados em deidades. “Dentro desse projeto busco algo além do nu, mas sim algo que transcende, iluminado, misterioso, divino e sublime”, comunica o artista. 

Assim que as restrições permitirem, conheça pessoalmente a efervescente proposta da Azougue. Fica na rua Padre Luís Figueira, 186, Fortaleza. Cheque a programação no Instagram @azouguegaleria. 

Not Cancelled Brazil

As grandes galerias brasileiras do eixo sul se organizaram em uma exposição/feira de arte digital, a exemplo de outros países. A ideia de agrupar as galerias surgiu do denominador comum de todas diante desse difícil momento em que as feiras foram canceladas e não haverá como reunir colecionadores, instituições e público em geral em feiras presenciais por vários meses. A Not Cancelled Brazil teve início no dia 10 de junho e segue online até o dia 8 de julho de 2020.

www.notcancelled.art/brazil

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS