Opinião

As delícias do Pará – Pipo Gurjão

Bacuri

Com influência indígena, africana, francesa e portuguesa, o Pará é hoje um celeiro gastronômico do País. Os ingredientes amazônicos inspiram grandes chefs como Alex Atala, que inclui até formiga no menu do seu estrelado restaurante D.O.M.

Frutas como bacaba, cupuaçu, pupunha, tucumã, murici, piquiá, biribá, ajiru, inajá, uxi e abiu ainda são bastante desconhecidas pela maioria dos brasileiros. A mandioca é de suma importância nessa culinária, são inúmeros os seu preparos e a farinha é tida como a melhor!

Do bacuri se faz suco, geleia, doce e sorvete, todos maravilhosos! Também é usado para produzir um óleo medicinal contra artrite.

Pato no Tucupi é um clássico. O molho é feito do sumo da mandioca brava descansada, cozida e fermentada. Outro ingrediente fundamental é o jambu, erva que deixa a boca dormente. Uma experiência única!

Tacacá é feito de camarão seco e tem a mesma base do pato (tucupi e jambu), sendo que no caldo vai goma, pimenta e alho. Deve ser servido na quenga do coco!

Pupunha na brasa é tudo de bom! Esse palmito tem sabor delicado, de baixa caloria é muito indicado em dietas. As frutas da pupunheira também são comestíveis, cozidas são o acompanhamento típico do café da tarde.

Açaí com banana e granola é um verdadeiro crime para os paraenses. Seu acompanhamento tradicional é peixe frito e farinha!

Brazil nuts é como ela é conhecida no exterior. A castanha do Pará é rica em selênio, magnésio e tiamina, além de propriedades antioxidantes, vitamina A e E. Sua gordura é insaturada e altamente nutritiva.

A Cerpinha é uma paixão nacional, quando estiver no estado harmonize com o pirarucu, melhor peixe de água doce que já provei. Um brinde à vida e às delícias do Pará! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS