Opinião

Arte e arquitetura no contêiner – Aldonso Palácio

No Ceará a exposição Janelas CasaCor acontece até 25 novembro de 2020 na Beira Mar de Fortaleza. Além da produção dos ambientes, os arquitetos e designers de interiores foram incentivados por Neuma Figueiredo, diretora da CasaCor Ceará, a convidar artistas para que produzissem painéis na parte detrás dos contêineres. O resultado é uma verdadeira galeria de arte a céu aberto em um dos cartões postais da cidade.

Wilson Neto segue experimentando novos materiais e técnicas como atributo recorrente de sua carreira, sempre no intuito de expandir o âmbito da pintura

O convite da profissional Brenda Rolim foi feito com a prerrogativa de total liberdade ao artista plástico Wilson Neto (1980). Seu painel é composto por várias placas metálicas de rua sucateadas –  algumas delas receberam novas camadas de tinta, outras foram recortadas, as mensagens que elas continham foram retiradas de contexto. O resultado é uma colagem que reflete o caos urbano (uma conversa com os movimentos da arte Pop e o Novo Realismo, ambas filhas do Dadaísmo) com cores vibrantes, ritmo marcado pela geometria do acaso, símbolos, lugares e palavras de ordem jogadas a esmo. O artista trabalha frequentemente com a apropriação de materiais descartados que servem de suporte para suas pinturas e composições, como tecidos impressos, papéis de parede e objetos cotidianos. A aparente aleatoriedade é na verdade uma constante em seu trabalho, que é baseado em um aguçado entendimento da história da arte. Inspirado na obra do paraense Emmanuel Nassar e da australiana Rosalie Gascoigne, Wilson fez da instalação um grande quebra cabeça, uma obra com infinitas possibilidades que podem ser posteriormente reconfiguradas e ressignificadas.

Além de Wilson Neto, também expõem lá suas criações Sergei de Castro, Cadeh Juaçaba, Laura Holanda, Sérgio Helle, Mano Alencar, José Guedes, Su, Juca Máximo, Susana Rocha, Erico Monteiro (e amigos), Gardênia Barroso e Túlio Paracampos.

Visite:

Janelas CASACOR Ceará

Av. Beira Mar de Fortaleza – Praia do Mucuripe ao lado da Estátua de Iracema

até 25 de novembro de 2020

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS