Opinião

A Wikipédia criou página sobre a história e legado de Roberto Cláudio – Roberto Moreira

A nova Avenida Aguanambi, marco na mobilidade da Capital do Ceará (Foto: Youtube/ Reprodução)

A Cidade de Fortaleza passou por profundas mudanças no período da gestão do prefeito Roberto Cláudio (2013-2020). A mobilidade na cidade foi sem dúvida a maior realização. Em seguida foi a implantação da Escola em Tempo Integral, colocando Fortaleza entre as cidades com melhores índices na educação. O ex-prefeito construiu ainda uma rede de saúde, contemplando a atenção básica até o atendimento de alta complexidade ao dotar todos os bairros com postos de saúde, ampliar os hospitais regionais tipo frotinhas e gonzaguinhas, construir um novo IJF.

Não é fácil criar uma nova face numa metrópole com população de 2 milhões 687 mil habitantes, onde a grande maioria mora em comunidades carentes. Roberto Cláudio trabalhou para atender todas as famílias vulneráveis. Sua maior obra foi entender que era necessário criar os “centrinhos”; o comércio nos bairros. Hoje, moradores de um bairro não precisam se locomover de carro ou coletivos para fazer compras. É possível viver no próprio bairro suprindo as necessidades do vestuário aos alimentos.

O Ceará tem cerca de 9 milhões e 187 mil habitantes, 1/3 vivem na capital. Roberto Cláudio administrou com êxito, recriando ou refundando uma cidade que até então não tinha Planejamento, olhar para seu crescimento e oferta de educação, saúde e urbanismo. Os binários, as faixas de pedestres, ciclofaixas para pedestres e ciclistas, faixas exclusivas para ônibus, taxas, túneis e viadutos revolucionaram Fortaleza, criando o deslocamento rápido e o fim dos engarrafamentos. Um dado. Fortaleza é a cidade brasileira onde mais se utiliza transportes alternativos como a bicicleta.

A Wikipédia, que é uma enciclopédia virtual, abre debate sobre pessoas que cravam suas vidas como fazedoras e construtoras de coisas marcantes. Sem dúvida o ex-prefeito Roberto Cláudio, deixou um legado. O reconhecimento de uma gestão virtuosa faz parte do debate no momento em que se pode apontar nomes para ajudar uma comunidade a prosperar e uma cidade ou estado construir uma estrutura que ofereça qualidade de vida melhor e oportunidades de trabalho.

Fazer muito com poucos recursos, exige capacidade, talento. Para reerguer Fortaleza, o ex-prefeito Roberto Cláudio se associou a entidades, elaborou projetos, buscou recursos, executou e atingiu metas. Seu maior legado ao final foi ter entregue o Planejamento Fortaleza 2040, uma forma primorosa de manter uma cidade com capacidade de debater e construir seu futuro, sempre com olhar social, econômico e, principalmente oferecendo qualidade de vida, saúde, educação, mobilidade, preservando seus valores, história e cuidando dos moradores.

Evandro é o futuro

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, sabe que a casa ofereceu ao Ceará nas últimas temporadas os melhores gestores. Ciro, Cid, Roberto Cláudio, Ivo, Camilo e Sarto, e outras lideranças para importantes cidades do Ceará, como Caucaia, Maracanaú, Eusébio. Evandro Leitão, com certeza será uma grande aposta.

Valim em alta

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, está se revelando um grande gestor. Vai urbanizar a Barra do Cauípe, construir caminhos para o crescimento do comércio no Centro de Caucaia e, melhor, conseguiu aprovar, junto a órgãos financiadores e a união, o projeto de requalificação do litoral, que receberá espigões, avenida e urbanização. Vai fazer em 4 anos o que não fizeram em 50.

Vai faltar recursos, diz Cid sobre corte do MEC

Cid Gomes adverte que vai faltar dinheiro para financiar o ensino a distância no Brasil. “Os cortes nos recursos do MEC simbolizam o extermínio do futuro”. Cid se refere a gestão Bolsonaro. O senador cearense foi contra o contingenciamento e redução dos recursos para financiar o ensino público no Brasil.

OAB Ceará terá disputa acirrada

Um grupo de advogados que vibra com uma OAB unida e atuante, iniciou o processo de discussão sobre o futuro da entidade a partir do debate sobre a sucessão do atual presidente Erinaldo Dantas que faz uma das gestões mais questionadas da história da OAB cearense. Segundo divulgado pela OAB Nacional, as primeiras unidades federativas que terão eleições online serão Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

O alerta de Camilo

Governador adverte sobre teceira onda de covid-19 (Foto: Nívia Uchoa/ GE)

O governador do Ceará, Camilo Santana, insiste junto as maiores autoridades da república para comprar com urgência as vacinas, liberando estados e municípios a promover a aquisição dos imunizastes. Uma terceira onda pode matar muito mais cearenses e brasileiros. Camilo fez apelo dramático aos ministros do STF e ao Ministério da Saúde.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS